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quarta-feira, 1 de junho de 2011

COMO OS CARROS SE MOVEM



Provavelmente todos as pessoas do planeta terra já andaram em algum veículo motorizado, mas talvez muitas não saibam como os carros conseguem se locomover. Vamos então fazer um breve relato, contribuindo para que se conheça um pouco mais sobre esta maravilhosa invenção humana.
Os primeiros automóveis comercializados surgiram por volta de 1890 na França, e de lá para cá houve muita evolução, porém a invenção científica que é a base da sua fabricação continua sendo a mesma:  o MOTOR DE EXPLOSÃO OU MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA.
No Motor a explosão, que utiliza como combustíveis o etanol ou a gasolina e que equipa quase que toda a frota brasileira o movimento começa pela queima de combustível nas câmaras de combustão. Cada câmara contém um cilindro, duas válvulas (uma de admissão e outra de escape), e uma vela de ignição. O Pistão que se move no interior do cilindro é acoplado a biela que se articula com o virabrequim. O Virabrequim ao girar, faz com que o movimento chegue as rodas através do sistema de transmissão do carro.
O Motor a Explosão geralmente é de quatro tempos. Recebe este nome porque seu ciclo de funcionamento inclui quatro etapas (tempos)  que são:
1º TEMPO- ASPIRAÇÃO
A Válvula de admissão se abre e e uma mistura de combustível e ar é injetada no cilindro, enquanto o pistão é puxado para baixo pelo virabrequim que está girando.
2º TEMPO-COMPRESSÃO
A Válvula de admissão se fecha, a mistura é comprimida com a elevação do pistão e antes que chegue a parte superior a vela se ascende.
3º TEMPO-EXPLOSÃO OU POTÊNCIA
A Mistura de combustível e ar se acende e ocorre uma explosão. Os gases quentes resultantes da explosão expandem e produzem uma força que faz com que o pistão abaixe novamente com força acionando o virabrequim, cujo giro é transmitido as rodas do carro.
4º TEMPO-EXAUSTÃO
A Válvula de escape abre-se e os gases são expulsos quando o pistão se eleva novamente.
Os motores elétricos modernos utilizam sistemas elétricos que regulam com precisão a quantidade e o teor da mistura introduzida nos cilindros. Nos motores antigos isto é feito no carburador. Através do acelerador o motorista comanda a abertura da válvula de admissão, controlando a intensidade da explosão e conseqüentemente  a velocidade do veículo.
Para melhorar o rendimento dos motores, estes normalmente funcionam com vários cilindros. Em um motor de 4 cilindros, quando um dos cilindros está em aspiração, outro está em compressão, um terceiro está em explosão e o quarto em exaustão. Assim os ciclos vão se repetindo e o carro vai andando.
Quando o motor está parado , ele é acionado por um motor elétrico acionado com a energia da bateria denominado MOTOR DE ARRANQUE. Depois das primeiras explosões o motor de arranque desliga e os pistões seguem seus ciclos, conforme a ilustração inserida. 

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