Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de junho de 2011

DE ONDE VÊM AS CORES


Você já parou para pensar porque vemos as cores? Todos os dias deparamos com elas nos vários objetos que nos rodeiam, mas provavelmente nunca pensamos porque as vemos.
O estudo das cores é feito pela ótica que é uma das partes da física. É a partir destes estudos que são desenvolvidas todas as tecnologias aplicadas na fabricação das  câmaras fotográficas , televisores e outros aparelhos nas quais elas aparecem.
Vemos as cores porque existe uma fonte de luz, um olho humano capaz de e diferenciá-la por estímulos e matérias com cores distintas.  Todos os materiais refletem e absorvem a luz . Assim parte das cores da luz que incide é absorvida e parte é refletida. As cores que vemos são as refletidas. Assim  se uma maçã parece vermelha é porque ao incidir uma luz sobre ela , ela absorve todas as cores, menos a vermelha que é refletida, e então a vemos. Se um abacate parece verde é porque absorve todas as cores , menos o verde que vai refletir e ser visto.
Quando vemos a cor branca, significa que o objeto reflete todas as cores; e quando vemos a cor negra, significa que o objeto absorve todas as cores.  Portanto as cores que vemos é a luz refletida pelo objeto.
Todas as cores são formadas a  partir das três cores primárias que são o verde, o vermelho e o azul.  Mas isso será  tema para um outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário