Nesta semana mais uma pessoa muito conhecida em Tapiraí, perdeu a vida num acidente de trânsito. Se contabilizarmos todas as mortes de pessoas do município que sofreram acidentes , concluiremos que é um índice muito alto considerada a pequena população do município. Refiro-me não só aos acidentes de trânsito , mas a também aos acidentes de trabalho, acidentes domésticos , acidentes por armas , acidentes emocionais e outros que vivem acontecendo.
Sou daquelas pessoas que não acreditam em destino previamente traçado. Acho que o destino de cada um é definido por ele mesmo, na medida em que opta por diferentes situações na vida. Assim sendo, como dizia um personagem que interpretei nos meus tempos de teatro “ODESTINO DA GENTE É A GENTE QUE FAZ...”
Portanto devemos optar em colocar regras em nossos hábitos, que reduzam os riscos de acidentes para prolongar os dias de permanência nesta vida e vivê-la plenamente e feliz.
As principais causas de ACIDENTES DE TRÂNSITO são:
· Velocidade excessiva;
· Dirigir sob efeito de álcool ou drogas;
· Distância insuficiente em relação ao veículo dianteiro;
· Desrespeito a sinalização;
· Ultrapassagens desnecessárias em locais impróprios.
Os ACIDENTES DE TRABALHO ocorrem em razão de duas causas básicas:
· Ato Inseguro : a pessoa está consciente do que está fazendo, porém contraria as normas de segurança, não usando os equipamentos de proteção e agindo de forma que a expõe a riscos. Exemplos: subir em telhado sem cinto de segurança, soldar sem usar máscaras etc.
· Condição Insegura: Quando o ambiente de trabalho oferece perigos e riscos. Exemplos: serras sem proteção, instalações elétricas improvisadas, equipamentos em mal estado de conservação, etc.
Os ACIDENTES DOMÉSTICOS são mais comuns, envolvendo crianças, e geralmente são:
· Intoxicação por alimentos estragados ou remédios;
· Afogamento;
· Sufocação ou engasgo;
· Quedas: envolvendo bicicletas, skates , patins, escadas, janelas, varandas, beliches, etc.
· Queimaduras : em fogões, fornos, ferro elétrico, fósforos, isqueiros etc.
Em quase todo acidente houve imprudência de alguém. Algumas condições são fatores determinantes para esta imprudência:
ü IMPUNIDADE;
ü FISCALIZAÇÃO CORRUPTA E SEM CARÁTER EDUCATIVO;
ü BAIXO NIVEL SOCIAL E CULTURAL;
ü BAIXA VALORIZAÇÃO DA VIDA;
ü AUSÊNCIA DE ESPÍRITO COMUNITÁRIO E EXACERBAÇÃO DOS VALORES INDIVIDUAIS;
ü DEMOSNTRAÇÃO DE PODER E VIRILIDADE ATRAVÉS DE VEÍCULOS.
Portanto, vamos lutar por uma vida mais segura, não só para nós mesmos, como também para nossa família, nossos vizinhos, nossos amigos; enfim de todas as pessoas do planeta. Vamos adquirir o hábito de visualizar condições inseguras e alertar as pessoas envolvidas ,promovendo que a vida seja longa, plena e feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário