Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2011

A ALEGRIA DO ZECA DO BAR


José Antonio de Souza, o popular Zeca do Bar era cearense e viveu em Tapiraí por muitos anos.
Era proprietário do Bar , Restaurante e Hotel que atualmente pertence a família Ricciardi (Tutú).
Zeca foi uma das pessoas mais alegres que conheci em toda a minha vida. Estava sempre bem humorado, sorridente e fazendo piadas. Era muito amigo do Bepino (Giusepe Martinelli) com quem vivia aprontando. Costumava visitar todos os outros comércios da cidade, onde sempre tomava umas biritas.
O  ponto dos ônibus que passavam em Tapiraí rumo a Juquiá e Registro era em frente ao bar do Zeca. . Naqueles tempos, as paradas eram muito longas em Tapiraí, porque a viagem era bastante demorada, visto que a estrada ainda era de terra.  Fornecedor do famoso churrasquinho do Zeca, foi  o ponto mais conhecido do antigo Tapiraí.  Sempre que encontro alguém que conheceu Tapirai nos tempos remotos fala do Bar do Zeca, do Zeca e do Churrasco do Zeca.
Para preparar seu churrasco o Zeca cortava pessoalmente a carne no açougue do Bepino. Depois atravessava a avenida com a sua bandeja cheia de bifes, sempre falando e brincando com todos que encontrava pelo caminho. Na hora de tomar banho, costumava pendurar uma toalha no pescoço  e ir de bar em bar tomando uma para esquentar. No carnaval desfilava no salão com uma garrafa na cabeça, que nunca caia graças a cabeça chata de cearense que ele tinha.
Mas a tristeza bateu sobre ele, após perder sua filha caçula Salete, num acidente de trânsito. Desde então perdeu toda aquela alegria, embora tenha continuado sendo o homem bom e amigo de todos. Depois de um tempo adoeceu e viveu seus últimos anos de vida sobre uma cama. Me lembro bem da última vez que o visitei. Tinha ainda os grandes olhos bem abertos e uma vontade enorme de falar, embora a doença dificultasse.
Talvez a figura mais conhecida de Tapiraí, dos anos 60, 70 e 80, Zeca do Bar jamais será esquecido. Fará sempre parte da história da simpatia, alegria e amizade de todos que já viveram por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário