Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PORQUE O CLIMA VARIA AO LONGO DO ANO


Todo mundo sabe que existem quatro estações no ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Todo mundo sabe também, que no inverno os dias são muito  curtos, as noites longas  e faz frio, enquanto no verão os dias são longos, as noites curtas  e faz calor. Vamos então,  tentar entender as razões disso.
Em primeiro lugar é importante saber que a terra tem a forma de um ovo  e é dividida em duas partes: “Hemisfério Sul” e “Hemisfério Norte”. A linha imaginaria que divide o planeta chama-se “Linha do equador”. O Brasil está situado na América do Sul, quase que totalmente abaixo da linha do equador, exceto algumas partes das regiões norte e nordeste. Portanto moramos no Hemisfério Sul. Quando é verão no Hemisfério Norte , é inverno no Hemisfério Sul e assim por diante.
Pois bem, a terra está sempre executando dois movimentos. No primeiro movimento chamado de “Rotação” ela  gira em torno do seu eixo. Para que se complete uma volta é necessário um dia (24 horas) . Se existisse  apenas este movimento cada dia teria 12 horas em claro e 12 horas escuras . Porém a terra executa um outro movimento chamado de “Translação” em que ela executa uma volta ao redor do sol.  Esta volta dura um ano, ou seja 365 dias.
O Clima de cada região varia, conforme a posição da terra em relação ao sol naquela época do ano. Assim sendo quando é verão aqui onde estamos é porque a posição da terra no seu giro anual, nos coloca numa posição com maior incidência dos raios solares. Seis meses depois já estaremos num outro ângulo com menos incidência dos raios solares. Tudo em função da inclinação do eixo da terra em função do movimento de translação.
Todos estes detalhes são maravilhosos e merecem ser conhecidos minuciosamente  pelas pessoas. Eles representam milhares de anos de estudos de vários  cientistas preocupados em obter explicações para os fenômenos que  a natureza nos oferece.  Procure conhecer mais sobre o assunto e  refletir sobre a causa de cada um destes fenômenos. Isto  torna nossa vida muito mais interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário