Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ESCREVA CERTO E NÃO PASSE VERGONHA

 A Língua que falamos, o Português, é uma das mais complexas das línguas latinas. Assim sendo torna-se difícil falar e escrever  sempre corretamente, porém escrever certo é imprescindível quando se que obter melhores condições na vida. Em qualquer concurso público, vestibular, ou processo de seleção, quase sempre,  é o principal critério para se avaliar os candidatos.
O problema tem se agravado com o advento da internet e das redes sociais , onde já virou “normal” , escrever errado, gerando com isso sérios problemas na formação dos jovens que acabam sendo alfabetizados de uma forma errada. Como se isso não bastasse tenho visto erros grosseiros cometidos no comércio, nos órgãos públicos e pior que tudo, nas próprias escolas.
Porém , se você é daquelas pessoas que querem vender uma boa imagem e obter um bom emprego, procure escrever corretamente sempre. Se tiver dúvida  sobre o significado ou a forma correta de escrever  uma palavra, consulte um dicionário, use os dispositivos eletrônicos contidos nos softwares ou pergunte a alguém.
Um dos erros mais comuns é trocar as palavras. Existem palavras de grafia e pronúncia muito parecidas, porém com significados totalmente diferentes. São os chamados Parônimos. Vão a seguir alguns exemplos:
CONSERTO : Ato de consertar, reparar;
CONCERTO: Apresentação musical.
CAVALEIRO:  Aquele que cavalga;
CAVALHEIRO: Homem cortês e educado.
COMPRIMENTO : extensão;
CUMPRIMENTO: saudação.
DELATAR: denunciar;
DILATAR: alargar.
DESCRIÇÃO: ato de descrever
DISCRIÇÃO: qualidade do que é discreto
EMIGRAR: deixar um país;
IMIGRAR: entrar em
RECRIAR: criar novamente;
RECREAR: divertir.
SOAR: produzir som;
SUAR: transpirar

Nenhum comentário:

Postar um comentário