Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

COMO É PRODUZIDA A ENERGIA ELÉTRICA


Em quase todos os momentos em que permanecemos acordados utilizamos energia elétrica. Seja para iluminar, aquecer,  resfriar ou movimentar ela está sempre presente em nossas vidas propiciando conforto e bem-estar. Então,  vamos falar um pouquinho sobre esta tecnologia tão importante no mundo atual.
A Energia Elétrica existe a partir da criação de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos , para que os elétrons que são minúsculas partículas dos átomos, se movimentem e criem uma corrente elétrica. Esta energia pode ser transformada em luz (para iluminação) em movimento (acionamento de motores) ou calor (aquecimento e resfriamento)
No Brasil, 97% da energia é produzida em Usinas Hidroelétricas, que utilizam a força das águas, porém existem outras formas de geração como as Usinas Termoelétricas em que se queima combustíveis, as Usinas Eólicas que utilizam a força dos ventos ou as Usinas Termonucleares em que se obtém energia pelo rompimento do átomo de urânio.
O processo de produção de energia hidroelétrica, consiste na formação de um grande lago em que é armazenada uma grande quantidade de água, que movimenta-se a alta pressão em um tubo e faz girar uma turbina que aciona o eixo de um gerador. Com o movimento rotatório os elétrons se movimentam e criam uma corrente elétrica alternada em um alternador.
A Energia Elétrica, não pode ser estocada ou armazenada. Assim no momento da sua geração ela já é transportada por linhas de alta potência e corrente  alternada, até  as subestações onde são derivadas em linhas de menor potência e corrente contínua.
Assim sendo o Sistema Elétrico do País, tem que estar dimensionado de acordo com os “picos de consumo” ou seja, os horários em que mais se utiliza energia elétrica (no Brasil entre 18 e 21 horas).
Quando nos deslocamos de Tapiraí para Piedade, entre os bairros do Miguel Russo e Cáfaro passamos por baixo de uma imensidão de cabos, carregados de alta potência em corrente alternada. É a energia elétrica produzida em ITAIPÚ, a maior usina elétrica do mundo que fica na divisa do Brasil com o Paraguai ,passando para ir até a subestação de FURNAS , que fica em Ibiúna. Pois é agora já sabemos porque tudo aquilo está ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário