Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de maio de 2011

EXIJA NOTA FISCAL PAULISTA- VALE A PENA


Em toda mercadoria que você compra, está inserida no seu preço uma parcela significativa relativa aos impostos que deveriam ser recolhidos pelos industriais e comerciantes ao longo da cadeia produtiva. Porém, todo mundo sabe que no Brasil a sonegação de impostos é muito grande, ou seja apesar de embutidos no preço das mercadorias, nem sempre os impostos são pagos aos governos, ou seja os industriais e comerciantes aumentam seus lucros deixando de pagar os impostos que seriam utilizados para a construção de estradas, manutenção das escolas, pagamento dos professores, manutenção dos hospitais e pagamento dos médicos do sistema de saúde pública etc.
Dentre todos os impostos embutidos no preço dos produtos, um dos mais significativos é o ICMS- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços , que é pago ao Governo do Estado e repassado em parte aos municípios.
O Programa NOTA FISCAL PAULISTA, foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, como um incentivo para que os cidadãos que adquirem mercadorias ou serviços, exijam do estabelecimento comercial o documento fiscal que é a garantia de que o comerciante de fato pagará os impostos.  Assim sendo quando você exige a nota fiscal e fornece o seu CPF ou CNPJ para ser colocado na mesma, 30% do imposto que o comerciante pagará será transferido a você no final de cada semestre. Além disso você ainda concorrerá em prêmios em dinheiro. Desde o início do programa em 2009, o Governo do Estado de São Paulo já devolveu quase 4 bilhões aos consumidores que exigiram a nota fiscal paulista e informaram o CPF e CNPJ para serem colocados na nota.
Tenho percebido que as grandes redes comerciais , onde a fiscalização é mais intensa já automatizaram o processo e instruíram seus caixas a perguntarem aos cliente se querem usufruir deste benefício, porém nos estabelecimentos menores, incluindo aqui 100% do comércio de Tapiraí não se pratica isso. O que se vê é que não há incentivo para que os consumidores peçam a nota fiscal, ao contrário se inibe esta prática dando informações incorretas sobre o programa , amedrontando as pessoas na busca do seu direito.
Eu exijo a nota fiscal, informo sempre o número do meu CPF e acabo de transferir através do site WWW.nfp.fazenda.sp.gov.br  um valor significativo  para a minha conta bancária, referente aos créditos do segundo semestre de 2010.
Faça isso você também. É muito simples: basta decorar o seu CPF ou escrevê-lo em um cartão e sempre que for fazer compras informá-lo.  Além diso você precisará se cadastrar no programa através do site, o que também é muito fácil. Você se surpreenderá com o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário