Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

O DIA EM QUE O PADRE CAIU NO TÚMULO


O Padre Guilherme Hoevel  (cujo nome hoje é dado a rodovia que liga Piedade a Tapiraí), permaneceu em Tapiraí por muitos anos nas décadas de 60,70 ,até a sua morte já na década de  80. Alemão de nascimento era baixinho e muito gordo. Falava um português com forte sotaque. Era poliglota , falava  Alemão,Português,Japonês,Inglês e Francês. Morava na casa de madeira que até hoje existe atrás da igreja católica e fazia suas demoradas refeições no restaurante do Zeca (atual Savério).
Teve um papel importante por aqui. Montou o primeiro posto de puericultura fornecendo leite em pó para as crianças carentes e pela primeira vez se viu médicos fornecendo consultas em Tapiraí. Trouxe também cursos de corte e costura e bordados para as moças da época.  Tudo isso funcionava na chácara onde atualmente mora o Takeo Matsuda, que na época pertencia a Igreja Católica.
Celebrava missas em latim , até que houve a renovação da igreja e então passou a celebrá-las em português, porém devido ao forte sotaque, era difíicl entender o que ele falava. Também dava aulas de religião no Grupo Escolar.
Naquele tempo , quando morria alguém o velório era na própria residência do(a)  falecido(a). Depois  o corpo era levado à igreja para as celebrações religiosas, transportando-se então  o esquife a pé até o cemitério. O comércio  baixava as portas em sinal de respeito enquanto o enterro passava.
Padre Guilherme costumava pegar seu jipe e ir até o cemitério para fazer as ultimas celebrações antes de baixar o caixão a sepultura.
De certa feitai, faleceu um importante comerciante da cidade. Tudo ocorreu como de costume, entretanto, no momento do enterro aconteceu um acidente. O Padre com seu imenso peso fazia as recomendações do corpo colocado na cabeceira da sepultura aberta, quando não resistindo a grande massa do padre  , o barranco cedeu e desbarrancou para dentro da sepultura, levando o padre junto. O corpo imenso do padre ficou então entalado entre o caixão do defunto e o que sobrou do barranco. Foi um trabalho enorme para tirar o caixão e resgatar o padre, com seus quase 200 quilos. Um batalhão de homens fortes trabalhou na operação de resgate do padre, que foi então conduzido ao hospital em Piedade. Fraturou uma das pernas e devido a idade avançada nunca mais sarou perfeitamente. O resto dos dias ele passou caminhando com dificuldades apoiado na sua bengalinha, mesmo porque passado o acidente, padre Guilherme continuou comendo muito e muito gordo.
Existem  outros fatos pitorescos , engraçados e importantes envolvendo o padre Guilherme, no entanto, vamos guardá-los para outros artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário