O ecoturismo, é uma forma de turismo que utiliza, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e formando uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente e promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
o ecoturismo é o segmento turístico que mais cresce no mundo. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em 260 bilhões de dólares. No Brasil este valor chega a 70 milhões de dólares.
Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.
O termo já era usado na década de 70 e 80 para designar rotas com belas paisagens ecológicas no Canadá.
O município de Tapiraí , se constitui numa área em que o ecoturismo pode ser facilmente explorado. Temos um excelente patrimônio natural que pode ser utilizado como atrativo trazendo para cá pessoas de todo o mundo. Estas pessoas trariam dinheiro para gastar aqui e conseqüentemente estariam transferindo recursos para a população local de forma direta ou indireta. De forma direta com a prestação de serviços que a população poderia prestar diretamente aos turistas como : serviços de transporte (táxis, trenzinhos, aluguel de carros ou vans, aluguel de cavalos e charretes, aluguel de bicicletas , etc), serviços de assessoria turística (guias, palestras, cursos etc) ou ainda com a venda de produtos (artesanatos, alimentos, roupas, etc). De forma indireta poderíamos ter pousadas, hotéis, restaurantes, casas noturnas, bares etc que empregariam a população local.
Mas ai fica a pergunta, se a tanto tempo se fala nisso porque nada acontece? A resposta a meu ver está na falta de definição de uma política de desenvolvimento em que o turismo seja a peça chave. Todo o planejamento do município deveria estar focado nisso: as leis, a educação, os transportes etc. Por outro lado a população também tem que ser preparada com capacitação e motivação para ser receptiva e aderir a idéia. Fatores de marketing e relações pessoais precisam ser desenvolvidos no sentido de atraírem investimentos a nível local. Portanto ha que se montar um Plano Diretor para o Desenvolvimento do Turismo em Tapiraí (PDDTT) . Este plano precisa envolver prefeitura, câmara, associações comerciais, associações de moradores, população, enfim todo mundo num objetivo único.
No entanto, a iniciativa tem que partir da prefeitura , que tem verbas e pessoas empregadas para este serviço. A meu ver está faltando um alerta geral a quem comanda a cidade sobre isto. Estamos portanto tentando ser este alerta e nos colocando a disposição para ajudar. Se toda a população tomar esta iniciativa acreditamos piamente que conseguiremos desenvolver o ecoturismo a nível local e com isto trazer progresso ao município e a população em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário