Total de visualizações de página

domingo, 24 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM AMIGO

Ao longo da minha vida tive grandes amigos. Pena que nem sempre a amizade tenha perdurado. Mudei muito de cidades, de empregos e de meios e com isso alguns amigos foram ficando a beira da estrada da vida. As maravilhas da tecnologia tem me trazido alguns de volta. Se há algo que me faz feliz e quando reencontro no Orkut ou no Facebook uma daquelas pessoas com as quais convivi por longo período e cuja distância nos separou.

“A amizade é um vínculo simétrico, em que vemos o outro ser humano como nós. É um espelho”, afirma a psicóloga Cecília Zylberstajn, de São Paulo. Para ela, é muito saudável se preocupar com o outro e ter quem se preocupe com a gente. Por isso, quando o assunto é amizade, as diferenças de idade, comportamento e até crenças são minimizadas. O que importa é ter com quem compartilhar e zelar para este sentimento manter-se fortalecido

Alguns relacionamentos de amizade são tão improváveis que parecem ter tudo para não vingar. Mas vencem as barreiras. A  receita para uma amizade vingar é respeitar os limites de cada um.

A amizade, como qualquer relação, precisa se acomodar às mudanças. Para que ela continue, os dois lados precisam reinventar e se esforçar para manter o contato e encontrar gostos em comum para que a amizade se justifique.  Portanto, uma amizade que perdure pela vida precisa acompanhar o ritmo das mudanças e aguentar as oscilações da vida. Este é o segredo.

Me lembro de um velho freqüentador do armazém do meu pai que costumava repetir quase todo dia; “Saúde e amizade é a receita da felicidade. “ Talvez devesse incluir ai a necessidade de também se ter um amor, no resto a frase é perfeita

Assim sendo, nesta semana em que se comemorou o dia do amigo, resta-me encerrá-la com a bela frase da canção do Milton Nascimento: “ Qualquer dia amigo....a gente vai se encontrar.....”.. Obrigado meus amigos por terem feito parte da minha vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário