Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2011

MORRE ITAMAR , O PRESIDENTE DO PLANO REAL

Por mais de três décadas (entre 1964 e 1994) ,o Brasil viveu sob o domínio da inflação, expressa na alta acentuada dos preços e que trouxe transtorno a vida de toda uma geração atordoada pela instabilidade econômica traduzida em medo e insegurança .

A Inflação brasileira só foi controlada quando o Presidente Itamar Franco assumiu o governo em substituição a Fernando Collor que foi afastado. O Plano real, introduziu uma nova moeda nacional – O Real, criada em 1994 e símbolo do plano que uniu os esforços do governo em combater a inflação. O Real completou 17 anos na última sexta-feira , dia 1º de julho e coincidentemente no último sábado veio a falecer aos 81 anos o ex-presidente Itamar Franco.
Com a introdução do Real , os brasileiros que foram aos bancos levando notas de cruzeiros reais saíram com cédulas novas em folha da nova moeda. Cada 2.750 cruzeiros, foram trocados por um real.

De lá para cá, a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 286,63% entre julho de 1994 e maio de 2011, segundo dados do IBGE. Ou seja: um produto que naquele mês custava R$ 10, hoje sairia por R$ 38,66.
Parece muito, mas indica que o plano alcançou seu objetivo principal: só nos seis meses antes da entrada em circulação da nova moeda, a inflação acumulara alta de 757,29%. No ano anterior, a inflação pelo IPCA batera os exorbitantes 2.477,15%. No primeiro mês de circulação do real, caiu para 6,48%.
Na avaliação do pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Armando Castelar, o real perdeu poder de compra desde a sua criação, mas em ritmo bem mais lento do que o que ocorria antes do plano. "O poder de compra do real diminuiu nesse tempo por causa da inflação. Mas o que é interessante é que demorou 17 anos para ter uma perda que antes acontecia em um trimestre", compara o professor.
Para Castelar, os mais pobres foram os mais beneficiados pela estabilização da inflação, já que são os mais penalizados em tempos de alta dos preços.
"Na época da inflação descontrolada, conheci uma fábrica no interior de São Paulo em que os funcionários pediram para não saber em que dia eles receberiam o salário, porque todos os supermercados aumentavam os preços no dia do pagamento", conta Castelar. "Isso dá uma ideia da complexidade que era viver de uma inflação nesse tamanho.Quem sofria mais eram as pessoas mais pobres, sem conta em banco e que recebiam em dinheiro vivo", diz.
De acordo com os dados do IBGE, os preços dos combustíveis (790,36%), comunicação (700,70%), aluguel e taxas (634,17%) e transporte público (586, 78%), foram os que mais avançaram nesses 17 anos.
Na outra ponta, frutas (-8,49%) e TV, som e informática (-32,31), ficaram mais baratos desde julho de 1994.
Desde o Plano Real, a inflação vive sob "vigilância". O governo trabalha com um sistema de meta anual para o IPCA, que busca atingir usando, entre outros instrumentos, a taxa básica de juros.
Com isto, o Brasil tem se mantido com uma inflação controlada, permitindo as pessoas uma vida mais tranqüila e realizadora. Este foi portanto o grande legado do mineiro Itamar Franco que além de presidente da república foi governador de Minas Gerais, prefeito da cidade de Juiz de Fora e Senador por Minas Gerais. Um homem que ficará para a história como o Presidente do Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário