Para mover-se o mundo precisa de muita energia. Não se deve confundir energia e eletricidade. Energia é um conceito muito mais amplo que envolve não só a energia elétrica, mas todas as fontes energéticas do planeta . Inclui-se aqui todos os derivados de petróleo e fontes renováveis como o etanol (álcool) e outras produzidas a partir de produtos agrícolas ou animais.
Atualmente apenas 13 % da energia consumida no mundo é renovável. Isto significa que 87% da energia consumida no mundo advém de fontes que um dia se esgotarão. Já no Brasil a situação é bem diferente: 45% da energia utilizada é renovável, principalmente em razão da utilização do etanol (álcool) nos veículos. O etanol é portanto uma agroenergia ou seja uma energia produzida a partir de uma atividade agrícola.
Entretanto temos um problema , quando se fala em combustíveis veiculares, ou seja aqueles que movem a frota brasileira. O maior consumo é de óleo diesel (52 %) que é um derivado de petróleo e portanto não renovável. Em vista disso a comunidade científica tem trabalhado na busca de alternativas para substituir o óleo diesel por uma fonte renovável. Até aqui a que melhor tem se mostrado é o o biodiesel que é produzido a partir de óleos vegetais ou de origem animal.
A produção de biodiesel no Brasil, tem sido feita quase que totalmente a partir do óleo de soja ou de gordura animal, em razão da inexistência de outras culturas que permitam a produção em larga escala. Entretanto sabe-se que existem outros óleos de muito maior produtividade do que o de soja . Algumas culturas que podem ser desenvolvidas , visando a produção de biodiesel são mamona, girassol, canola, dendê (palmáceas) e pinhão manso.
Assim sendo, seria interessante o desenvolvimento de estudos para verificar se o cultivo de alguns desses produtos não seria viável no município de Tapiraí. Supondo que o seja, estaríamos com uma excelente oportunidade de desenvolvimento.
Mais uma vez, ressalto que é preciso, ousadia, conhecimento e estudos na busca de alternativas, sem o que continuaremos adormecidos em berço esplêndido eternamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário