Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

O ÚLTIMO JOGO DE PELÉ EM SÃO PAULO


Nos anos 70, como já disse antes, o futebol era empolgante. Depois que o Brasil ganhou o tricampeonato no México era difícil alguém que não torcesse para nenhum time. Os ingressos eram baratos e  não havia transmissão direta pela televisão. Nas noites de domingo se via o vídeo-tape do principal jogo, geralmente um clássico.
As capacidades dos estádios era muito maior, porque não haviam as restrições de segurança que existem hoje.  Como o São Bento de Sorocaba era da primeira divisão, os times grandes vinham jogar em Sorocaba. Ainda não havia o CIC e os jogos em Sorocaba eram no estádio Humberto Reali na rua Nogueira Padilha, um estádio minúsculo, em que em um dos lados as arquibancadas eram de madeira, como se fosse um circo.
Fui muito a estádios de futebol na minha juventude. Tínhamos uma turminha formada pelo Shigue Inada, Hideke inada, Augusto Martinelli, Paulinho e Zé Cavalcante, Márcio , Chola e mais alguns que não me lembro o nome que sempre estávamos indo a Sorocaba ou Sâo Paulo assistir  futebol nos estádios. Quem nos levava era o Shigue com a Kombi do pai dele, o seu Inada.
De todos os jogos que assisti, talvez o mais importante, tenha sido o clássico Santos x Corinthians em 1974, no estádio do Pacaembú. Este foi o último jogo de Pelé em São Paulo. Depois disso ele fez a sua despedida em Santos e parou de jogar no Brasil. Alguns anos depois voltou a jogar no time do Cosmos nos Estado Unidos.
Me lembro bem que o resultado do jogo foi 1x0 para o Corinthians com um gol de Rivelino. Haviam 63 mil pessoas no Pacaembú e o árbitro foi Armando Marques. Me lembro do final do jogo, com uma multidão de repórteres sobre Pelé querendo ouvi-lo.  Tinha levado um radinho de pilha e achava o máximo estar ouvindo e vendo de pertinho o maior jogador de futebol de todos os tempos. Nem imaginava que estava eu ali vivendo um dos momentos mais importantes do futebol brasileiro. Mais um privilégio a que devo agradecer. Coisas de um passado maravilhoso, do qual fiz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário