O Brasil inteiro vive clima de feriado a partir de hoje. Nas grandes cidades as pessoas assistem as encenações da Paixão de Cristo ou participam das celebrações cristãs, porém grande parcela da população destas cidades, costuma viajar aproveitando os feriados. Dirigem-se para cidades litorâneas , cidades serranas ou cidades tranqüilas buscando fugir à rotina de estress e correria das cidades grandes. Tapiraí encontra-se a menos de 200 km de várias grandes cidades : São Paulo,Sorocaba, Campinas,Americana,Piracicaba,etc,além de outras de médio porte como Votorantim, Itapetininga, Itú, etc.
Poderíamos usufruir desta oportunidade e utilizar nossos valiosos recursos naturais, para estarmos com a cidade repleta de turistas que poderiam deixar uma soma significativa de recursos, movimentando pousadas, hotéis, sítios,restaurantes, farmácias, supermercados , lanchonetes etc. Poderíamos estar com uma feira ampla de artesanatos na praça com a população ganhando o dinheiro dos turistas. Poderíamos ter passeios de jipe, passeios de bicicleta, passeios a cavalo, passeios de charrete , tudo isso gerando renda a população local.
No entanto, o panorama é e bem outro. Exceção feita a Padaria Cinco Estrelas e a Lanchonete Cabeça da Anta e talvez mais alguns comércios situados à beira da rodovia SP79, ninguém mais aproveitou esta grande oportunidade que a ocasião ofereceu.
Apesar de há mais de 20 anos se falar em transformar a cidade em ponto turístico a coisa não acontece. Entre idas e vindas, talvez nunca tenhamos estado tão em baixa com atualmente.
A meu ver falta acima de tudo, visão de quem detém o poder político na cidade, que ainda não entendeu que a Prefeitura deve ser o órgão central coordenador das ações que podem incrementar o turismo a nível local. As ações são tímidas e inadequadas e as pessoas escaladas para a tarefa são inexperientes e despreparadas. Jaqueline Crene que já ocupou o posto na melhor época, atualmente morando em outro município muito distante daqui ainda consegue mais divulgação da cidade do que a atual funcionária, que por coincidência é sobrinha do nobre prefeito. Acho que basta isso para identificar a causa do nosso fracasso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário