Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A COPA DE 70 EM TAPIRAÍ

O Futebol nos anos 70 era muito empolgante. Não havia quem não gostasse de futebol. Os jogadores permaneciam no mesmo clube quase que a carreIra inteira. Isto criava um vínculo do jogador com o clube e a torcida. Além disso não havia a evasão de craques para o exterior. Apenas alguns grandes jogadores após encerrarem a carreira no Brasil é que iam para o exterior fazerem jogos de exibição. Exemplo disso é que a seleção de 1970, que ganhou o tricampeonato no México e que para mim foi a melhor que existiu era formada 100% por jogadores que atuavam no Brasil. Lembro-me bem quem eram os titulares:
FÉLIX – goleiro do fluminense
CARLOS ALBERTO-lateral direito do Santos
BRITO-zaqueiro central do flamengo
PIAZZA-quarto zagueiro do cruzeiro
EVERALDO-lateral esquerdo do internacional
CLODOALDO-volante do santos
GERSON-armador do são Paulo
RIVELINO-ponta esquerda do Corinthians
JAIRZINHO-ponta direita do botafogo
TOSTÃO –centroavante do cruzeiro
PELÉ –atacante do santos
Nesta época, eu  já era Palmeirense, não sei exatamente porque. Lembro-me que ouvi pelo rádio um clássico entre Santos e Palmeiras em que o palmeiras venceu com uma grande atuação de Ademir da Guia e a partir de então virei Palmeirense. A Seleção de 70 não tinha nenhum jogador do Palmeiras, porém foi o melhor time de futebol que já vi jogar.
A copa de 1970 foi a primeira a ser transmitida pela televisão brasileira que ainda não era colorida. Foi formada uma rede envolvendo várias emissoras, com revezamento das equipes ao longo das várias transmissões.
Em Tapiraí haviam apenas uns 3 aparelhos instalados: no Bar do Zeca, no Hotel Santo Antonio e na casa do Diogenes  polcial. Assim sendo a população se concentrava nestes 3 locais para assistir ao jogos. Como havia energia elétrica apenas das 18 as 23 horas, quando havia jogos de dia o gerador era excepcionalmente acionado no horário do jogos. Eu e meu irmão José assistimos a todos os jogos no Bar do Zeca. Lembro-me que vinham caminhões lotados de pessoas dos sítios para ver os jogos lá no Bar do Zeca.
Poucos dias antes de um dos jogos a TV do Zeca pifou e foi mandada para conserto as pressas em Piedade, só chegando momentos antes de começar a partida. Lembro-me bem do Zeca reclamando do absurdo que o técnico havia cobrado para consertá-la.
No dia da grande final em que O Brasil goleou a Itália por 4 a 1, houve uma grande festa na cidade, com rojões, gritos e pessoas nas ruas. A música “PRA FRENTE BRASIL” tocava no auto-falante . Foi talvez  a maior alegria da minha adolescência. Obrigado Pelé e companhia. Vocês contribuíram para a felicidade da nossa geração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário