Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PORQUE CHOVE TANTO EM TAPIRAÍ


Todo mundo sabe que em Tapiraí chove muito. Nós que moramos aqui , quando saímos da cidade somos sempre  vítimas de piadas e gozações envolvendo o tema. Enfim a chuva é uma marca registrada da cidade. Há vários tipos de reação das pessoas que moram em Tapiraí sobre o tema: Algumas insistem em argumentar que é tudo boato, que aqui não chove mais que em lugar nenhum, enfim que é mentira que aqui chove muito. Outras preferem reclamar e difamar a cidade dizendo que existe uma certa maldição ou coisa parecida. E há um terceiro grupo, no qual eu me incluo, que assume que de fato aqui chove muito, mas que isso não constitui um problema.
No meu modo de entender , podemos transformar a chuva de problema em solução, ou seja convertermos o fato em aspecto bom. Poderíamos por exemplo promover  eventos relativos ao tema como um festival de dança denominado “DANÇANDO NA CHUA”, revivendo o velho filme americano, ou um festival de música denominado “SOM DAS ÁGUAS”,ou ainda  um festival de fotografias denominado  “CHUVAS EM FOTO”, etc.
Tentei investigar através de pesquisas na internet as causas de tanta chuva em Tapiraí, porém não encontrei uma explicação que me satisfizesse. O que eu descobri é que as chuvas ocorrem porque as águas aquecidas pelo sol evaporam formando vapor de água, que por ser mais leve que o ar sobe e forma as nuvens. Estas nuvens ao atingirem grandes alturas, encontram massas de ar frio que as condensam, transformando o vapor em água, que por ser mais pesada que o ar cai  em forma de chuva. Portanto os fatores que influenciam na quantidade de chuva são vários:  posição e deslocamento das massas de ar, umidade, ventos e temperatura.
Um característica das chuvas que caem por aqui é que elas quase sempre são uma garoa ou chuvisco, ou seja, ocorrem com gotas de água pequenas (menores que meio milímetro de diâmetro) e que isso acontece  quando as nuvens são baixas, com pouco de desenvolvimento vertical. Assim sendo , concluo que aqui chove em muitos dias do ano, porque a geografia da nossa  localização favorece a formação de nuvens baixas que se dissolvem em forma de garoa, portanto se prolongando por longos períodos.
Finalizando o assunto me cabe fazer propaganda da nossa garoa e dizer que as vezes quando viajo a outras cidades de sol e calor intenso, sinto saudades do nosso clima, frio e chuvoso. Aprendi a amar a nossa chuva e não reclamar dela. Agora só falta nos unirmos para transformar o que parece um problema em oportunidade de desenvolvimento. Que tal termos como lema “TAPIRAÍ, BOM MESMO DEBAIXO DE CHUVA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário