Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

O CONSERTO DO MEU CORAÇÃO.....


Em 2007, sofri um enfarte que consistiu na obstrução total da artéria circunflexa. Graças ao pronto atendimento feito na Santa Casa de Piracicaba (onde eu morava na época), pelos cardiologistas Drs Eduardo Nicolela , Humberto Magno  e  Luiz Barone consegui uma completa recuperação. Desde então compareço a um cardiologista a cada 6 meses, num processo de contínuo monitoramento do meu sistema cardíaco . Na última consulta realizada no último mês de fevereiro, os exames realizados detectaram uma disfunção de grau moderado. Em vista disso o Dr Manoel Copel (de Piedade) recomendou a realização de exames mais aprimorados que foram feitos no Hospital da UMIMED em Sorocaba. Estes exames detectaram a obstrução de 80% da coronária direita. Em vista disso , na ultima quinta-feira (dia 30/03/2011) foi executado um procedimento de Angioplastia que consistiu na introdução de um micro balão inflável através da artéria femural (na virilha) e colocação de um stend (pequena mola) de forma a elimiminar a lesão ocorrida na artéria. Este procedimento foi executado pelo Dr José Roberto Maielo. Tudo ocorreu muito bem e neste momento estou prontamente restabelecido, escrevendo este texto.
Situações como esta nos fazem refletir sobre várias coisas: a brevidade da vida, a importância da medicina preventiva e a disponibilidade de recursos a toda a população. Tive o privilégio de um pronto e bom atendimento em todas as intervenções, as primeiras via SUS em Piracicaba e as demais via UNIMED em Sorocaba. Cabe-me agradecer aos excelentes médicos que me atenderam e espero tenham me garantido uma sobrevida de pelo menos mais 20 anos. Porém cabe-me refletir se os demais brasileiros, principalmente os da minha cidade teriam este privilégio. Presenciei nos últimos meses o falecimento de muitas pessoas da minha faixa etária por aqui e acredito que tudo aconteceu por uma falta de medicina preventiva. Fica pois a minha mensagem a todos que me lêem. Cuide da sua saúde! Alimente-se de uma forma saudável, pratique exercícios físicos e pelo menos uma vez ao ano vá ao médico e faça um check-up completo. A vida é muito boa e merece ser vivida o mais intensamente possível e pelo maior tempo imaginável. Portanto, antes que seja tarde, conserte também o seu coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário