Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2011

MEU PAI, EU E MEUS FILHOS....

 Meu pai viveu de 1914 a 1972. Morreu com 58 anos. Eu tinha apenas 16 anos quando o perdi. Guardei a imagem de um homem nervoso, bravo, rigoroso que amava e cuidava muito bem dos seus onze filhos.
Eu estou com 55 anos e tenho uma filha de 29 anos e um filho de 14. Eu e meu pai somos de épocas muito distintas e portanto compartilhamos pouco na vida. Quando eu nasci ele já tinha 42 anos e infelizmente morreu muito cedo.
Mas no dia dos pais sempre me lembro dele e fico imaginando como seria bom tê-lo vivo agora, para que ele conhecesse a mim na meia idade , a meus  filhos e aos demais netos e bisnetos. Tenho certeza que ficaria feliz ao ver que o seu trabalho de formação dos filhos foi eficaz. Na sua simplicidade e pouco conhecimento, sempre demonstrou um diferencial para os homens da sua época. Lia o jornal todos os dias, comentava as notícias com os amigos, partilhava da vida em comunidade e lutava pela formação dos filhos. Era rigoroso nos preceitos morais . Nunca vi meu pai fumar, nem beber em demasia, nem falar palavrões na frente das crianças e tenho muito orgulho dele.
Fica difícil me comparar a ele na figura de pai, porque as épocas são muito distintas. Os costumes são outros, as tecnologias são outras e até os preceitos morais mudaram. Porém ele foi  o meu mestre na arte de ser pai e tenho procurado seguir o seu exemplo, embora com meus filhos morando em outra casa com uma mãe que não é minha esposa. Aprendi com meu pai a amar os meus filhos e a nunca desprezá-los. Esta lição ele me legou.
Enfim deixo como mensagem neste dia dos pais...ame seu pai seja ele como for e nunca despreze, nem deixe de amar seus filhos. Isto é imprescindível para melhorar o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário