Um novo conceito tem surgido nos últimos anos dentro das técnicas agrícolas. Trata-se da Agroecologia. O conceito de agroecologia é uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável; um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se protege a vida toda e toda a vida. Nesta visão se estabelece uma ética ecológica que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista e que postula a aceitação do princípio do destino universal dos bens da criação e a promoção da justiça e da solidariedade como valores indispensáveis.
A agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.
Praticar agroecologia, significa compreender a vida a partir de um organismo vivo, seja ele planta, animal ou próprio ser humano. Apreender as relações conjuntas e apreender que o planeta terra não é o lugar do qual vivemos, e sim, no qual vivemos.
A Escola Técnica de Piedade (ETEC) acaba de formar a primeira turma de Técnicos em Agroecologia. Trata-se de um profissional que atua em sistemas de produção agroecológico. Planeja e executa atividades de preservação dos rios, da flora e da fauna silvestre. Orienta sobre o controle natural e biológico dos insetos, doenças e plantas espontâneas. Realiza atividades de execução ambiental e de gestão de propriedade agroecológica. Promove integração e organização social utilizando-se de técnicas e tecnologia voltada para os produtos ecológicos.
As oportunidades de trabalho para este profissional estão em empresas certificadoras de produtos ecológicos , assessoria técnica a prefeituras, e instituições de assessoria técnica e extensão rural . propriedades cooperativas e sindicatos rurais e instituições de pesquisa e ensino da área ecológica.
Acho que Agroecologia tem tudo a ver com Tapiraí e por isso mesmo deve-se buscar parcerias com empresas privadas do ramo para implantação de projetos voltados para a área. Por outro lado os jovens do município poderm procurar desde já formação na área para garantia de empregos futuros.
Precisamos trabalhar esta idéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário