Todo mundo atualmente possui um celular. Talvez seja a invenção mais em moda no Brasil atualmente , na medida em que a sua utilidade tornou-se imprescindível para qualquer pessoa, independentemente de sua classe social, profissão ou região que habita. Vamos então falar um pouquinho desta tecnologia tão importante nos dias atuais.
O telefone convencional foi inventado em 1876 por Graham Bell e o rádio , quatro anos depois em 1880 por Nicolai Tesla, embora somente em 1894, Marconi o tenha popularizado. O telefone celular na realidade é a combinação destas duas tecnologias. Na realidade o telefone celular é um rádio extremamente sofisticado que permite ser utilizado como telefone.
O predecessor do telefone celular foram os rádios-telefones instalados em carros. Nesta tecnologia utilizava-se uma torre central em cada cidade com 25 canais e os rádios possuíam transmissores de grande potência para alcance de até 70 km. Embora funcionasse , eram limitados, visto que poucas pessoas podiam utilizar porque não haviam canais suficientes. O grande lance então foi a divisão das cidades em pequenas células (daí o nome celular). Com isso tornou-se possível a extensiva reutilização de freqüências ao longo de uma cidade, de modo que vários podem usar simultaneamente. Os celulares funcionam dentro das células e podem trocar de células enquanto se movimenta entre elas, permitindo alcances incríveis.
Cada célula tem uma estação-base, que consiste eum uma torre e uma pequena construção que possui o equipamento de rádio.
Em outros posts detalharemos melhor , as múltipas formas tecnológicas desenvolvidas a partir desta descoberta..
Nenhum comentário:
Postar um comentário