Neste fim de semana tivemos mais duas mortes violentas no município de Tapiraí. Mesmo sem ter números precisos sobre a evolução estatística dos índices é notório que a violência está cada vez mais próxima de todos nós e isso nos assusta.
Como em qualquer questão não adianta somente atacarmos os seus efeitos. É preciso principalmente buscar as suas causas e na medida do possível tentarmos minimizá-las.
Acredito que a violência que assola não somente Tapiraí, mas todo o Brasil tem como causa principal as falhas no sistema educacional e social do país. Estamos formando pessoas sem capacidade de assimilar valores que façam delas pessoas capazes e eficientes na busca de uma sobrevivência digna e honesta , seja no que tange a obtenção da sobrevivência econômica, como também ao respeito pelo seu semelhante nesta busca desenfreada pela sobrevivência e felicidade.
Verificamos nestes dois últimos casos que as motivações foram de caráter sexual, porém o que se vê é um descontrole da raça humana sobre os seus instintos. O que vemos são seres humanos que agem de forma irracional como animais selvagens.
Cumpre-nos portanto combater todas as formas de promoção e impulsão da violência. É preciso que os meios de comunicação utilizem-se menos da violência, como forma de ganhar dinheiro, que a polícia seja mais educativa e combatente do crime do que recheada de agentes publicitários preocupados com a auto-promoção, é preciso autoridades que sejam bons exemplos, em vez de espelhos de desonestidade e má-conduta.
Enquanto isso não ocorre, somos obrigados a conviver com a tristeza nossa e de nossos amigos ao perdermos nossos entes queridos de formas brutais e estúpidas. Sejamos forte e tomemos atitudes !