Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A AGRICULTURA FAMILIAR COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE TAPIRAÍ

casa da agricultura de Tapiraí-abandonada 

Nos últimos dias temos falado muito da estagnação e falta de desenvolvimento que vem atingindo Tapiraí ,com falta de empregos, o que tem causado o êxodo dos nossos jovens, com conseqüente redução da população e todas as conseqüências advindas disso. Nesse panorama, além do Ecoturismo que parece ser uma boa alternativa, vejo o fomento da Agricultura Familiar como um outro caminho a ser trilhado.
A Agricultura Familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários  rurais, com mão de obra essencialmente familiar. Hoje esta atividade é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira, é o que realmente chega à nossa mesa.
O Governo Federal através do PRONAF-Programa Nacional de Fortalecimento da  Agricultura Familiar , financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares . Por outro lado a lei 11947 de 2009, nova portanto , obriga as prefeituras a adquirirem pelo menos 30 %  dos produtos destinados a merenda escolar de Pequenos Produtores, o que já foi implantado em muitas prefeituras do estado. Agricultores de Piedade já vem se beneficiando disso fornecendo para prefeituras de grandes cidades da região metropolitana de São Paulo.
Mas o que falta para que isto aconteça em Tapiraí, é a parte que cabe a Prefeitura local. Ela deveria utilizar os dois engenheiros agrônomos que são seus funcionários para fomentar a atividade, fornecendo Assistência Técnica e Extensão Rural e assessorando os agricultores na formação de associações e cooperativas. Faz-se necessário um trabalho de educação não formal continuada, que ensine Processos de Gestão, Produção, Beneficiamento e Comercialização das atividades e serviços agropecuários e artesanais.
Na região dos Góes, Rio Bonito e Garcias, antigamente havia uma vasta produção agrícola que aos poucos foi sumindo diante da falta de apoio e assessoria. Acrediamos que faz-se necessário que se arregacem as mangas e se vá a luta  no sentido de fixar o homem a terra e dela tirar o seu sustento de uma forma digna, rentável e honesta. Fica aí o recado as pessaos que estão no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário