Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O MUNDO FICA MAIS TRISTE SEM STEVE JOBS


Tive uma ótima semana. Tudo rolou perfeito, no entanto um fato me entristeceu. A morte de Steve Jobs com apenas 56 anos.,Lamentei profundamente a morte desse sujeito tão único e presente em nossas vidas. Steve Jobs trabalhou duramente e ganhou bilhões mudando dramaticamente, e para melhor, o jeito de fazermos as coisas. E, suspeito, ele teria trabalhado do mesmo jeito sem os bilhões, porque o negócio dele não era ganhar dinheiro, e sim transformar o que ele sabia que podia ser transformado. Diferente de muitos outros bilionários, Steve Jobs é daqueles que vale cada centavo e ainda nos faz sentir que saímos lucrando, e saímos mesmo.
Sou do tempo dos mainframes que eram computadores enormes que ocupavam uma sala inteira. Por isso sei da importância deste homem. Sou do tempo do DOS, de antes do Windows. Naquele tempo aprender informática era algo complicado e dramático. A Microssoft e Aple foram as empresas responsáveis por esta enorme evolução e Steve Jobs sempre foi a mente brilhante a frente da Apple..
Jobs foi o responsável pela internet ter se transformado nessa coisa cheia de imagens, sons e mouse . A evolução foi estranhamente interrompida por idiotas no controle da Apple que demitiram Jobs para colocar um ex-executivo da Pepsi, na mais burra decisão jamais tomada na história da humanidade. Para sorte de todos, eles se deram conta disso e foram buscar Jobs de volta. E ele não queria outra coisa, porque tinha compreendido o que seria possível fazer com a tecnologia e com a internet como ninguém mais e agora teria a plataforma para apresentar a sua verdade ao mundo.
O que vimos foi a sequência de inovações que tira o fôlego quando paramos para pensar. O Ipod liquidou de vez com a indústria do disco, ao mesmo tempo em que insinuou que ali estava parte da solução que iria juntar tudo em um só lugar. O Iphone redefiniu o uso das nossas mãos e as conectou definitivamente à nossa mente. O Ipad criou as condições essenciais para não mais termos jornais e revistas em papel e deu forma e consistência a esse mundo novo em que vivemos, em sua extrema virtualidade. Com essas inovações criadas por Jobs, foi construída a famosa convergência digital, que todo mundo buscava sem saber ao certo como ou onde. E ele a usou não apenas para desenvolver produtos, não, mas sim para modificar comportamentos e realidades. Ele criava o mundo no qual os produtos dos outros não mais fariam sentido e os seus seriam dominantes. Para isso, ele criou um mundo; esse aí ao seu redor.
A morte de Steve Jobs entristece por ser uma morte e de alguém com apenas 56 anos de idade. Ela choca por deixar claro que todo o poder não é suficiente para enfrentar algumas doenças, ainda hoje. Ela empobrece o mundo porque é óbvio que com Jobs vivo teríamos muitos anos de surpresas e transformações pela frente. Steve Jobs não apenas as apresentava, mas a presença dele ali nos assegurava que o que ele estivesse mostrando era sim o que vínhamos - sem saber - buscando. A confiança que tínhamos nele não se reproduz, e outros podem apresentar as próximas maravilhas sem que elas peguem, simplesmente por não serem Jobs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário