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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ENSINO À DISTÂNCIA , POSSIBILIDADES E LIMITES


Polo de Ensino à Distância de Itapetininga

A Educação a distância pode ser definida como aquela caracterizada pela separação temporal ou espacial entre o aprendiz e o professor, estabelecendo-se uma interligação pelos vários  meios tecnológicos.
Esta forma de ensino, já existe desde o século XIX .Em 1886, William Harper, o primeiro presidente da Universidade de Chicago já previa:  “chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas , em que o número de estudantes por correspondência superará o dos presenciais”.
A história da educação a distância pode ser dividida em três gerações: a primeira caracterizada pelo ensino por correspondência, a segunda pela teleducação e a terceira pelos ambientes interativos.
No ensino por correspondência que teve as principais iniciativas firmadas logo após o final da primeira guerra mundial,  se utilizava  basicamente a informação escrita que era enviada e recebida pelos correios. Com o surgimento e evolução do rádio este passou a ser um importante instrumento . Nas décadas de 1960 e 1970, passou-se a utilizar a televisão aliada ao rádio implementando a teleducação. Mais recentemente, com a popularização dos computadores , o surgimento da internet e outros meios derivados desta ; a educação a distancia deixou de ser uma mera transferência de informações e passou a ser uma contextualização de conhecimentos úteis , desafiando o aprendiz a pesquisar , entender e participar do contexto.
A educação a distancia atual, não significa o desenvolvimento de novas metodologias de ensino; na realidade, o que muda são as formas de comunicação. Assim sendo sua estratégia consiste em incorporar aos métodos educativos novas formas de comunicação e o potencial de informação da internet. Neste contexto, é vantajosa em relação ao ensino presencial na medida em que reduz as barreiras de acesso ;  diversifica e amplia a oferta de cursos; combina estudo e trabalho ; respeita o ritmo do aluno; aborda temas mais vastos; e centraliza o ensino no aluno, gerando maior motivação e reduzindo custos. No entanto ,também apresenta desvantagens com a limitação da socialização e consequente imposição de limites na afetividade e atitude, empobrecendo a troca direta de experiências . Além disso exige que o aluno possua um elevado nível de compreensão de texto e uso de multimídias.

Cabe ressaltar que na nossa região foi instalado o primeiro Pólo de Ensino a Distância do Brasil, com sede própria. Ele fica em Itapetininga e já sedia 26 cursos, acessados por mais de 1400 alunos. São cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UFB) e Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)

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