Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DAR FIM À LIVROS...ATITUDE IGNORANTE


Notícia veiculada pelos jornais televisivos da região e do estado de São Paulo, mostram que foram encontrados cerca de 270 livros enterrados a beira de uma trilha em plena mata atlântica na área urbana de Tapiraí.
Fiquei estarrecido diante de tal notícia. Não se sabe quem foi o responsável pela atitude, porém visto que há um carimbo da Biblioteca Municipal local, fica evidente que houve participação de alguém ligado a Prefeitura de Tapiraí.
 Sempre soube da falta de preparo e cultura dos nossos governantes, tanto do executivo, quanto do legislativo. Alguns deles são pessoas de boa índole, porém despreparados para o cargo, não sabem a importância que o livro tem na vida de uma comunidade.
O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor do conhecimento. 

É notável o avanço intelectual que o ser humano teve após a invenção da escrita. Foi a partir dela que ele pôde catalogar e compartilhar as suas descobertas; dando origem ao que chamamos de livro. Os Hebreus, por exemplo, a partir de um conjunto de livros conhecido como Pentateuco, formaram as bases do cristianismo ocidental. É válido citar, além dos Hebreus, os fenícios que a partir de escritos, contribuíram para as técnicas de navegação atual. Tudo isso só foi possível graças ao conjunto de obras escritas e organizadas em livros que permitiu a formação de um legado cultural para as civilizações posteriores. É dessa forma que a humanidade evolui: cada geração acrescenta e registra uma descoberta que será passada para a próxima geração. 

Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento tanto intelectual quanto o financeiro. O acesso do indivíduo a esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações as quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior. 

Sendo assim, o livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje. É graças a ele que a medicina, as relações sociais e as outras áreas do saber evoluem a cada geração. 
Considerando tudo isso, acho importante que as autoridades locais demonstrem pelo menos empenho em esclarecer o que de fato aconteceu. Se nada for feito estará evidente o descaso deles para com a cultura e educação da população.

2 comentários:

  1. Isso é um absurdo, não tenho nem palavras pra descrever como cidadão o que sinto, mais isso é apenas a ponta do iceberg, imagine só, se isso aconteceu, imagine o que nossos olhos não veêm...com certeza tem muito mais sujeira por ai.
    Parabéns aos responsáveis pela denúncia (Tio e o garoto) que exerceram seu papel de cidadania, o que tá errado deve ser denunciado mesmo, Tapiraí precisa de gente como esses dois nobres anônimos, que muitas vezes passam despercebidos em meio a sociedade, mais que conhecem bem o seu direito e acima de tudo amam a natureza e a cidade em que vivem...parabéns mesmo, do fundo do meu coração!!!
    Parabéns também pelas palavras firmes diante das câmeras, É DE GENTE ASSIM QUE PRECISAMOS!!!
    Parabéns pelo ótimo trocadilho utilizado: "PLANTAR CONHECIMENTO" foi muito criativo e inteligente!!!
    EVERSON CORDEIRO E CLEITON BALTAZAR esses são os caras!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado o nome dos denunciantes. O que mais me intriga é que quando se comenta o assunto com pessoas ligadas à educação, algumas ainda são contra a denúncia porque acham que denigre a imagem da cidade. Infelizmente o nível anda muito baixo em quase tudo por aqui....

    ResponderExcluir