Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

UMA SEMANA NA BELA SÃO PAULO

O ano era 1972. Vivíamos a ditadura militar.Tinha eu por volta de 15 anos e havia terminado o curso ginasial (atual 8ª série do ensino fundamental) . Fiquei radiante ao receber o convite para participar de uma excursão a São Paulo. Era um evento patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo e organizado pela Prefeitura de Tapiraí. O prefeito na época era Francisco Iise Filho e o governador era Laudo Natel.
No dia combinado embarcamos em um ônibus rumo a Capital Paulista. Muitos dos participantes nunca tinham ido a capital. O grupo era constituído por alunos que haviam concluído a 4ª série primária em Tapiraí e 4ª série ginasial em Piedade (alunos de Tapiraí). Além de nós , crianças e adolescentes, foram alguns adultos para cuidarem da gente. Dentre os adultos me lembro da então esposa do prefeito saudosa Isaura Garcia e da professora Cida de Piedade (não me lembro o sobrenome). Dentre os adolescentes estavam Adoniram Nimtz, Dorival Magueta, Lucinei de Souza , Eliana , Eloina e Elenilda Iise (filhas do prefeito) , Diosne Batista Filho , Geraldo e Roberto Azevedo e muitos outros dos quais não me lembro o nome.
Durante uma semana ficamos hospedados num centro esportivo em São Paulo, onde dormíamos em beliches. Meninas em um pavilhão e meninos em outro. Visitamos dentre outros locais os estádios do Morumbi e Pacaembu, o Parque do Ibirapuera, o Zoológico, o Museu do Ipiranga, o Palácio Nove de Julho (Assembléia Legislativa) e o Palácio do Morumbi , onde fomos recebidos pelo governador durante a troca da guarda. O governador discursou para nós e nos ofereceu como brinde um Long Play com o Hino Nacional, o Hino da Independência e outras canções patrióticas. Disse que o governo tudo faria pelo nosso futuro, promovendo o desenvolvimento do Vale do Ribeira.
Durante os percursos cantávamos canções como “Cidade Maravilhosa” e a “Marchinha da Cueca” que explodia no carnaval daquele ano. Foram dias alegres e felizes da minha adolescência que jamais irei esquecer.
E hoje, aniversário de São Paulo, faço questão de lembrar . E nada melhor do que a canção de Caetano ,que nem havia sido composta ainda, para lembrar destes dias:  “Aprendi depressa a chamar-te de realidade...” minha doce e adorável São Paulo.

Um comentário:

  1. Eu me lembro desta excursão. Tinha apenas 12 anos e embora tenha nascido na capital já morava em Tapiraí desde os 7 anos, já não conhecia mais São Paulo e conhecer o Museu do Ipiranga, o Aeroporto de Congonhas,e principalmente o Palácio do Governo e conversar pessoalmente com o Governador Laudo Natel e receber de suas mãos o LP que você sitou foi para mim uma honra imensa. As palavras do Governador me fez acreditar em políticos honestos desde muito nova, embora hoje perceba que isto seja uma raridade.

    ResponderExcluir