Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PONHA QUALIDADE NA SUA VIDA

Ao longo de minha vida já vivi de várias formas. As experiências, vivencias e treinamentos pelos quais passei ao longo dos meus dias me transformaram, e hoje aos 55 anos de idade posso dizer que aprendi um pouco mais a viver. Trabalhei por alguns anos como coordenador de sistemas da qualidade em industrias e talvez esta tenha sido a fase de maior aprendizagem em minha vida. Os conceitos de qualidade de produto e serviços podem ser perfeitamente ajustados a nossa vida, trazendo mais qualidade a ela e facilitando a tarefa de ser feliz.
Dentre as técnicas de qualidade , talvez a que mais possa ser utilizada na vida pessoal, seja o conceito dos “5 ESSES”. Surgido no Japão, na década de 50, esta prática define 5 etapas cuja inicial em japonês são iniciadas pela letra “S”, porém isto é o que tem menor importância. A importância está nos cinco princípios os quais vou tentar definir, dando uma ênfase a aplicação prática na nossa vida:
1º) UTILIDADE : Separar o que é útil do que é inútil e dar um destino útil ao que é inútil.
2º) ORDENAÇÃO: Colocar as coisas no lugar certo, realizar as coisas na ordem certa.
3º) LIMPEZA: Tirar o lixo e a poluição. Evitar sujar para não precisar limpar.
4º) SAÚDE: Padronizar procedimentos que conduzam a saúde física, mental e ambiental.
5º) AUTODISCIPLINA: Cada um se cuidando, adaptando-se as novas realidades de forma que as relações com as demais pessoas e o ambiente sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável.
Nesta  nossa vida tão cheia de novidades e oportunidades, é o 5S que vai nos mostrar como melhor aproveitá-las para a Qualidade de Vida. Qualidade de Vida para a humanidade e, sobretudo, para o sistema biológico, do qual fazemos parte e sem o qual não podemos sobreviver.
Guarde bem essas palavras:
Seiri  :              Senso de Utilização 
Seiton :           Senso de Ordenação 
Seisou :           Senso de Limpeza 
Seiketsu :       Senso de Saúde 
Shitsuke:        Senso de Autodisciplina 

Aplique-os em sua vida e a torne muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário