Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O ENCANTO DO NATAL PERMANECE EM MINHA VIDA


Sempre gostei de Natal. Esta época do ano possui um encanto especial. Parece que as coisas boas são mais freqüentes e as pessoas se tornam melhores. As velhas canções que estão tocando são as mesmas da minha infância. Só mudaram as formas de reprodução, porém com raríssimas exceções, até as gravações são as mesmas. Parece que algo força para que a tradição seja mantida, embora vivamos novos tempos e novas culturas.
Tive grandes natais na minha vida. Os primeiros na infância humilde e pobre no bairro da Água Doce, eram repletos de gente alegre .  Eu e meus irmãos ainda morávamos na mesma casa ao lado de nossos pais. No Natal recebíamos visitas de muitos tios, tias , primos e primas. Meu pai matava porcos, frangos e perús que a gente criava no sítio onde morávamos e fazíamos uma grande festa. Meus tios , eram cearenses engraçados que contavam estórias  interessantes.
Na adolescência e juventude vivi meus natais em Tapiraí. Meu pai possuía um comércio de secos e molhados. Eu e meu irmão José, que éramos os mais novos adorávamos distribuir os calendários e brindes aos fregueses do meu pai. Éramos nós que decidíamos o que cada freguês merecia. Foram as primeiras experiências em Marketing da minha vida.
Depois casado , morando em Sorocaba e trabalhando em indústrias, passava os natais junto a família de minha ex-mulher com minha filha ainda pequenina. Vieram fases de solidão em que eu morava sozinho , as quais eu prefiro não recordar. E nos últimos dez anos meu natais foram maravilhosos ao lado da minha grande companheira. Os passamos reunidos com minha família, coma a família dela e alguns sozinhos pelo mundo afora. Meus filhos e as filhas dela são muito importantes nesta época do ano e sempre temos o privilégio de falar com os quatro nas noites de natal...alguns pessoalmente e outros por telefone.
Amanhã mais uma noite natalina acontece e desta vez mais uma pessoinha faz parte do nosso mundo. Meu netinho Enzo que nasceu no último dia 18.
Portanto só me resta desejar que a vida seja sempre assim.Repleta de gente feliz e amiga. E que eu ainda viva muitos natais !

Um comentário:

  1. Oi Paulinho, li alguns textos de seu blog....gostei bastante e me emocionei muito....parabéns!!! É a expressão verdadeira de nossa vida, ao lado de nossos familiares que continuam refletindo nos nossos descendentes.....
    Erlito Ferreira Cavalcante

    ResponderExcluir