Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

RECORDANDO MINHAS ANDANÇAS PELO CEARÁ


O ano era 1999. Depois de uma relação acabada e a saída de um emprego, resolvi fazer uma pausa em minha vida e visitar a terra natal do meus pais e avós. Já havia estado lá quando tinha onze anos e nunca mais havia retornado.
Embarquei em um ônibus no Terminal Tiete em São Paulo e lá fui eu atravessar boa parte do Brasil . Três mil e quinhentos quilômetros de estrada , três dias dentro de um ônibus, viajando dia e noite até chegarmos lá. Quem já assistiu os filmes “Central do Brasil”e “Bye Bye Brasil” sabe o que é isto. Uma aventura deslumbrante atravessando os estados do Rio de Janeiro, Minas gerais, Bahia e Pernambuco até chegar ao sul do Ceará. Desembarquei na cidade de Icó as duas da manhã de uma quarta-feira e me hospedei em um pequeno hotel próximo a rodoviária. Primeira diferença: o chuveiro era frio , mas o calor alarmante me procpiciou um deliciosa banho. No Ceará raramente se vê um chuveiro elétrico instalado porque nunca faz frio. Pela manhã tomei um ônibus rumo a cidade de Piquet Carneiro, onde moram muitos parentes da nossa família. Desembarquei em um trevo, visto que o ônibus não entrava na cidade. Não se passaram nem cinco minutos e uma bela caminhonete estacionou e me ofereceu carona. Era um vereador da cidade muito simpático que conhecia todos os meus parentes e me levou até a casa de uma das minhas primas. Comecei a sentir ali a hospitalidade do povo cearense. Por alguns dias permaneci em Piquet Carneiro, onde conheci uma infinidade de tios e primos que jamais havia vista na vida. Até na rádio da cidade eu falei...me senti em casa. Além de Piquet Carneiro visitei as cidades de Ibicuã, Mombaça, Senador Pompeu (cidade natal de meus pais) e Milhã. Dali segui rumo a capital Fortaleza.  Minha estadia em solo cearense durou cerca de vinte dias, mas foram maravilhosos, inusitados. A paisagem bucólica e agreste da catinga seca contrastando com a simplicidade, hospitalidade e alegria de um povo humorista por natureza. Não é a toa que Chico Anísio, Renato Aragão, Tom Cavalcante e Falcão nasceram por lá. Nas rádios o dia inteiro o som do forró nordestino, inclusive com versões para o gênero de musicas sertanejas paulistas e até americanas. Por lá se faz forró de tudo. Em Fortaleza visitei a praia de Iracema e do futuro. Visitei casas noturnas e comi caranguejo nas barracas de praia.
Foram dias maravilhosos que jamais se apagarão da minha memória. O Ceará é maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário