Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

O TEMPO DOS CIRCOS EM TAPIRAÍ

Na década de 70, eram muito comuns os circos que rodavam pelo Brasil afora levando diversão e entretenimento as populações das cidades mais afastadas dos grandes centros, onde não havia cinema, teatro e a recepção da televisão ainda era muito precária. Assim sendo, era comum a chegada e instalação em Tapiraí de pequenos circos.
Minha infância e adolescência foram marcadas por este tipo de diversão. A criançada ficava alvoroçada quando apontava na curva a longa carreata de trailers puxados por carros e caminhões . Tinham moradias, equipamentos e jaulas com animais que participavam dos espetáculos. Quase sempre se dirigiam ao enorme terreno localizado ao lado da garagem dos ônibus, onde hoje é a praça central e ali se iniciava a montagem. Durante alguns dias eram armados os mastros de sustentação, até que a enorme lona era levantada e embaixo dela montadas as arquibancadas. Por cerca de uma semana ocorriam as apresentações compostas de muita palhaçada, trapezistas, malabaristas, domação de animais, shows musicais e peças teatrais. 
Caravanas vinham dos sítios assistirem aos espetáculos e ninguém da cidade deixava de ir ao circo. Os palhaços se tornavam populares e era uma euforia danada quando eles saiam as ruas. Viravam verdadeiros ídolos da criançada .
O advento da televisão com a melhoria da qualidade da recepção e da programação acabaram por diminuir este tipo de negócio. Hoje só existem os grandes circos que só passam pelas grandes cidades, liquidando com este tipo de entretenimento nas pequenas cidades. Uma pena, porque havia todo um desenvolvimento artístico e cultural das populações, muito mais intenso devido a proximidade com os artistas, Assisti nos circos de Tapirai, shows de artistas famosos na época como Pedro Bento e Zé da Estrada, Tibagi e Miltinho, Belmonte e Amarai e outros dos quais não me lembro. Foi num circo que pela primeira vez vi ao vivo alguém tocando uma guitarra e foi ali que comecei a gostar de Rock.
Sempre que vejo alguma reportagem ou filme que fala de circo sinto muitas saudades do Tempo dos Circos em Tapiraí. Belos tempos, belos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário