Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

RECORDANDO MINHAS ANDANÇAS PELO CEARÁ


O ano era 1999. Depois de uma relação acabada e a saída de um emprego, resolvi fazer uma pausa em minha vida e visitar a terra natal do meus pais e avós. Já havia estado lá quando tinha onze anos e nunca mais havia retornado.
Embarquei em um ônibus no Terminal Tiete em São Paulo e lá fui eu atravessar boa parte do Brasil . Três mil e quinhentos quilômetros de estrada , três dias dentro de um ônibus, viajando dia e noite até chegarmos lá. Quem já assistiu os filmes “Central do Brasil”e “Bye Bye Brasil” sabe o que é isto. Uma aventura deslumbrante atravessando os estados do Rio de Janeiro, Minas gerais, Bahia e Pernambuco até chegar ao sul do Ceará. Desembarquei na cidade de Icó as duas da manhã de uma quarta-feira e me hospedei em um pequeno hotel próximo a rodoviária. Primeira diferença: o chuveiro era frio , mas o calor alarmante me procpiciou um deliciosa banho. No Ceará raramente se vê um chuveiro elétrico instalado porque nunca faz frio. Pela manhã tomei um ônibus rumo a cidade de Piquet Carneiro, onde moram muitos parentes da nossa família. Desembarquei em um trevo, visto que o ônibus não entrava na cidade. Não se passaram nem cinco minutos e uma bela caminhonete estacionou e me ofereceu carona. Era um vereador da cidade muito simpático que conhecia todos os meus parentes e me levou até a casa de uma das minhas primas. Comecei a sentir ali a hospitalidade do povo cearense. Por alguns dias permaneci em Piquet Carneiro, onde conheci uma infinidade de tios e primos que jamais havia vista na vida. Até na rádio da cidade eu falei...me senti em casa. Além de Piquet Carneiro visitei as cidades de Ibicuã, Mombaça, Senador Pompeu (cidade natal de meus pais) e Milhã. Dali segui rumo a capital Fortaleza.  Minha estadia em solo cearense durou cerca de vinte dias, mas foram maravilhosos, inusitados. A paisagem bucólica e agreste da catinga seca contrastando com a simplicidade, hospitalidade e alegria de um povo humorista por natureza. Não é a toa que Chico Anísio, Renato Aragão, Tom Cavalcante e Falcão nasceram por lá. Nas rádios o dia inteiro o som do forró nordestino, inclusive com versões para o gênero de musicas sertanejas paulistas e até americanas. Por lá se faz forró de tudo. Em Fortaleza visitei a praia de Iracema e do futuro. Visitei casas noturnas e comi caranguejo nas barracas de praia.
Foram dias maravilhosos que jamais se apagarão da minha memória. O Ceará é maravilhoso.

quarta-feira, 21 de março de 2012

O TEMPO DOS CIRCOS EM TAPIRAÍ

Na década de 70, eram muito comuns os circos que rodavam pelo Brasil afora levando diversão e entretenimento as populações das cidades mais afastadas dos grandes centros, onde não havia cinema, teatro e a recepção da televisão ainda era muito precária. Assim sendo, era comum a chegada e instalação em Tapiraí de pequenos circos.
Minha infância e adolescência foram marcadas por este tipo de diversão. A criançada ficava alvoroçada quando apontava na curva a longa carreata de trailers puxados por carros e caminhões . Tinham moradias, equipamentos e jaulas com animais que participavam dos espetáculos. Quase sempre se dirigiam ao enorme terreno localizado ao lado da garagem dos ônibus, onde hoje é a praça central e ali se iniciava a montagem. Durante alguns dias eram armados os mastros de sustentação, até que a enorme lona era levantada e embaixo dela montadas as arquibancadas. Por cerca de uma semana ocorriam as apresentações compostas de muita palhaçada, trapezistas, malabaristas, domação de animais, shows musicais e peças teatrais. 
Caravanas vinham dos sítios assistirem aos espetáculos e ninguém da cidade deixava de ir ao circo. Os palhaços se tornavam populares e era uma euforia danada quando eles saiam as ruas. Viravam verdadeiros ídolos da criançada .
O advento da televisão com a melhoria da qualidade da recepção e da programação acabaram por diminuir este tipo de negócio. Hoje só existem os grandes circos que só passam pelas grandes cidades, liquidando com este tipo de entretenimento nas pequenas cidades. Uma pena, porque havia todo um desenvolvimento artístico e cultural das populações, muito mais intenso devido a proximidade com os artistas, Assisti nos circos de Tapirai, shows de artistas famosos na época como Pedro Bento e Zé da Estrada, Tibagi e Miltinho, Belmonte e Amarai e outros dos quais não me lembro. Foi num circo que pela primeira vez vi ao vivo alguém tocando uma guitarra e foi ali que comecei a gostar de Rock.
Sempre que vejo alguma reportagem ou filme que fala de circo sinto muitas saudades do Tempo dos Circos em Tapiraí. Belos tempos, belos dias.

sexta-feira, 16 de março de 2012

COMO DEVE SER O FUTURO PREFEITO OU PREFEITA DE TAPIRAÍ

No momento em que algumas candidaturas estão se consolidando, acho importante começar a criar uma mentalidade voltada para estabelecer aquilo que gostaríamos de ter na figura do futuro prefeito ou prefeita de Tapiraí.
A primeira qualidade é a honestidade. Com certeza a mais importante de todas. A pessoa vai administrar uma soma significativa de recursos e se não for idônea, estaremos entregando o dinheiro que é de todos na mão de um único, sem certeza da correta utilização.
A Segunda qualidade que me vem é a capacidade inovadora . Há muitos anos Tapiraí sofre com a doença crônica da mesmice. A festa do Gengibre, a feira cultural, O desfile de aniversário são exemplos típicos da falta de inovação, ou seja, tudo é feito sempre do mesmo jeito. Precisamos portanto alguém que saiba fazer diferente.
Como terceira qualidade eu indicaria a formação . Precisamos de pessoas com um mínimo de escolaridade que saiba se comunicar e negociar. O mundo moderno não permite mais esconder-se por detrás das deficiências culturais e educacionais.
Além destas três qualidades, a meu ver imprescindíveis, eu listaria mais algumas: vivencia, ou seja alguém que saiba lidar com situações de conflito de forma a solucionar problemas sem grandes traumas; visão de futuro, que seria entender que o mundo estará diferente a cada dia e que portanto o planejamento das ações deve contemplar estas mudanças.
E por ultimo eu citaria que o futuro prefeito ou prefeita deverá ser alguém com espírito empreendedor, conhecedor do assunto turismo que me parece a melhor alternativa de desenvolvimento. que tenha visão para poder trazer o desenvolvimento econômico sustentável que possa garantir emprego e renda a população, sem comprometer os recuros naturais.
Confesso, que de todos os candidatos dos quais ouvir falar,nenhum apresenta estas qualidades . Torçamos portanto que um novo nome surja até junho, época das convenções.

quinta-feira, 8 de março de 2012

AS MULHERES DA MINHA VIDA

HOJE, 8 DE MARÇO É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER E EU GOSTARIA DE HOMENAGEAR TODAS AS MULHERES DO MUNDO  ESCREVENDO SOBRE AS MULHERES DA MINHA VIDA. A PRIMEIRA DELAS SEM DÚVIDA FOI MINHA MÃE DONA JOVINA. ME PÔS NO MUNDO E ACOMPANHOU-ME ATÉ  AOS 35 ANOS QUANDO A PERDI. UM ENCANTO DE MULHER QUE SOUBE CRIAR SEUS ONZE FILHOS SEM NUNCA PRECISAR NOS SURRAR, EDUCANDO-NOS ACIMA DE TUDO COM  O SEU AMOR. DEPOIS DA MINHA MÃE LEMBRO-ME DAS MINHAS SETE IRMÃS. TODAS MULHERES GUERREIRAS, HONESTAS E TRABALHADORAS QUE TAMBÉM SOUBERAM CRIAR SEUS FILHOS FAZENDO DELES TODOS PESSOAS DE BEM. MAS ALÉM DA MINHA MÃE E DAS MINHAS IRMÃS TEM A MINHA FILHA QUE JÁ HÁ  TRINTA ANOS ME TRAZ A FELICIDADE DE SER PAI E HÁ DOIS MESES A GLÓRIA DE SER AVÔ.  DEVO FALAR DA MINHA COMPANHEIRA ADORADA QUE HÁ  11 ANOS ME ENSINOU A SER UM MARIDO DE VERDADE PARA DEVOLVER-LHE TODO O AMOR QUE ELA ME DÁ. ELA ME TROUXE SUAS DUAS FILHAS E SUA NETA PARA COMPARTILHAR COMIGO E ASSIM TAMBÉM FAZEREM PARTE DA MINHA VIDA . MAS NÃO  SÃO SÓ ESTAS AS MULHERES DA MINHA VIDA. INUMERAS OUTRAS, EX-ESPOSAS, NAMORADAS, COMPANHEIRAS DE TRABALHO, AMIGAS E  PROFISSIONAIS QUE ME AJUDARAM AO LONGO DOS MEUS DIAS.
A TODAS ELAS QUERIA HOMENAGEAR DIZENDO QUE SEM AS MULHERES O MUNDO SERIA MUITO SEM GRAÇA. SÃO ELAS QUE ENCANTAM O MUNDO COM  SUA FORMA SERENA E ENCANTADORA DE VIVER, DISTRIBUINDO MEIGUICE, CARINHO E ENCANTO A NÓS HOMENS.
MUITO OBRIGADO MULHERES....VOCÊS SÃO O ENCANTO DO MUNDO.