Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A SIDERURGIA EM MINHA VIDA


Trabalhei em indústrias por mais de 20 anos, e o segmento industrial no qual mais trabalhei foi a Siderurgia. Foram aproximadamente 16 anos, treze dos quais na Aços Ipanema Villares S/A de Sorocaba (foto ao lado) e três na Dedini S/A Siderúrgica em Piracicaba. Estas empresas atualmente não existem mais com estes nomes , visto que foram incorporadas por outros grandes grupos, a primeira pelo Grupo Gerdau e a segundo por um grupo internacional de origem espanhola. Foram estas duas empresas grandes escolas em minha vida.
Explicando de forma breve, Siderúrgica é uma fábrica de aço. O aço talvez ainda seja a mais importante matéria prima industrial brasileira, embora tenha perdido muito espaço para aquelas derivadas de petróleo como plásticos e outros polímeros.  O aço é basicamente uma liga constituída de ferro e carbono de alta resistência utilizada principalmente na indústria mecânica e na construção civil. A Villares fabricava na época em que trabalhei lá, aços para a indústria mecânica, enquanto que a Dedini fabricava vergalhões destinados a construção civil.
As Siderúrgicas podem ser integradas ou não integradas. As integradas são aquelas que partem do minério de ferro para a obtenção do aço. Já as não integradas partem da sucata e as reprocessam para obtenção de aço. As duas nas quais trabalhei eram não integradas e a matéria prima principal era a sucata. Centenas de caminhões de sucata (ferro velho) acessavam todo dia o interior da empresa para descarga. Esta sucata era armazenada num enorme pátio e posteriormente classificada, pesada e carregada em fornos elétricos de arco voltaico, onde eram fundidas (transformadas em estado liquido) a cerca de 1600 graus Celsius de temperatura. Depois de fundida a sucata, eram retiradas amostras do banho para serem analisadas em laboratório e de acordo com a composição química, eram adicionados determinados elementos para correção. Dependendo da aplicação a ser feita pelo aço , era definida a composição química. Aços inoxidáveis, por exemplo, possuem altos teores de níquel e cromo que são elementos que evitam a corrosão.
Depois da fusão o aço passa pelo processo de lingotamento, laminação ou forjamento e as vezes trefilação, chegando-se aos perfis e bitolas que se compra no mercado.
Esta é apenas uma breve descrição do processo, visto que existem milhares de detalhes técnicos num processo industrial significativo como este. Os anos trabalhados em Siderurgia foram fabulosos para mim e me permitiram descobrir a grandiosidade da ciência e da tecnologia que envolve todos os processos de produção industrial. Foi ali que descobri que o mundo do conhecimento é infinito e não tem fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário