Há cerca de três anos e meio fiz a opção por morar em Tapiraí. Estava estressado e enjoado da vida na cidade grande, onde era apenas mais um indivíduo. Optei pela vida tranqüila da minha pequenina cidade onde ainda impera a amizade, e a gente se sente melhor ,por não sermos apenas mais um indivíduo. Na cidade pequena todo mundo é celebridade.
Assim mudei-me para Tapiraí e só depois comecei a procurar alternativas econômicas para a sobrevivência. Antes disso, investi na cidade, ampliando a minha casa , gastando dinheiro no comércio local e dando emprego a 5 pessoas por 3 meses. Depois disso tentei duas alternativas comerciais desativadas após três meses, devido a inviabilidade econômica pelo baixo movimento.Neste ínterim realizei várias provas de concursos públicos com vagas na região. Em dois deles passei em primeiro lugar: Prefeitura de Tapiraí e CREA. No primeiro o edital dizia que haviam 6 vagas. Passados dois anos, ninguém foi contratado na função que continua sendo ocupada por pessoa comissionada, cuja a idoneidade é questionada por pelo menos metade da população local. No segundo não havia nenhuma vaga em aberto. O concurso era para eventuais vagas a serem geradas. É meu atual emprego.
Antes de trabalhar no CREA, virei-me dando aulas de matemática no ensino médio em Piedade, visto que na única escola de Tapiraí, não haviam aulas disponíveis de matemática e física, disciplinas para as quais estou habilitado. Assim sendo a alternativa econômica que me sobrou é em Piedade, me obrigando a um deslocamento de 80 km todos os dias.
Mas as dificuldades não pararam ai. Recebo um ticket alimentação, para uso em supermercados. Não consigo utilizá-lo em Tapiraí porque os dois supermercados locais não o aceitam. Tenho benefício de reembolso em medicamentos, porém se comprá-los em Tapiraí, não consigo o reembolso porque a farmácia local não fornece nota fiscal com o CPF. É necessário exigir um procedimento que é obrigatório por lei. Recebo pagamento pelo Banco do Brasil e a única agencia bancária da cidade é do Bradesco. Esta agência só existe em razão da política do Bradesco de manter agencias em todos os municípios brasileiros, pois se não fosse isto, nem esta haveria.
Na busca de economia em combustível e manutenção do veículo optei em duas vezes por semana, utilizar ônibus para ir até Piedade, porém esbarro em duas dificuldades: Na ida não existe horário de circular que chegue em Piedade as 8 horas, que é o horário em que a grande maioria das pessoas começam a trabalhar. Assim sendo sou obrigado a utilizar ônibus de linha intermunicipal cujo preço da passagem é o dobro. Na volta saio as 5 da tarde do trabalho, mas só existe ônibus as 6:30. Preciso aguardar uma hora e meia pelo ônibus.
Além disso em Tapiraí não existem médicos especialistas, qualquer consulta têm de ser feita em Piedade ou Sorocaba. Em Tapiraí, não tem academia de ginástica, tendo que utilizá-la em Piedade. Em Tapiraí existem apenas 2 postos de gasolina , cujo preço dos combustíveis é no mínimo 10% maior que em Piedade. Em Tapiraí os acessos a internet são limitados e lentos. Em tapiraí os serviços de comunicação são sempre precários. Em Tapiraí não existem opções de lazer. Quando peço pizzas em Tapiraí, as entregas são demoradas e as vezes vem com sabores diferentes dos pedidos. E não temos outra opção porque só existe uma pizzaria na cidade. Aos domingos se quisermos almoçar em um restaurante temos de ir antes das 14:00 horas, porque depois disso todos os restaurante fecham.
Por tudo isso, estou reavaliando minha decisão. Será que vale a pena morar em Tapiraí?