Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SUICÍDIO - PREVENÇÃO NECESSÁRIA

O CVV-Centro de Valorização da Vida foi fundado em São Paulo em 1962. É uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de utilidade pública federal desde 1973.
Através de postos espalhados por todo o Brasil, presta serviço voluntário e gartuíto de apoio emocional , oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias. É acima de tudo um trabalho para valorizar a vida e evitar o suicídio.
O trabalho consiste no diálogo compreensivo, e na doação incondicional do calor humano. O voluntário trabalha no sentido de compreender a pessoa que procura o CVV, dessa forma, valorizando sua vida.
O atendimento é feito por telefone, pessoalmente, por correspondência, chat ou e-mail, com sigilo assegurado e total privacidade e anonimato. A instituição é mantida com as contribuições dos próprios voluntários e também por doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade.Tem personalidade jurídica e não está vinculada a nenhuma religião, governo ou partido político.
Atuei como voluntário do CVV em uma longa fase da minha vida nas cidades de Sorocaba, Piracicaba e São Pulo. Foi um aprendizado impar em termos de como identificar e lidar com as emoções humanas. Por traz de frases, olhares, gestos e atitudes, esconde-se um infinito de sentimentos e as vezes para sanar uma situação de absoluto desespero, basta alguém disponível para ouvi-la e conduzi-la por si só a solução desta angustia.
Diante dos acontecimentos das últimas semana em Tapiraí, lembrei-me do trabalho no CVV, e pensei em talvez desenvolvermos algo do genero por aqui. Temos uma infinidade de igrejas e religiões, mas me parece que não há nada assim, sigiloso e desvinculado que permita às pessoas um real desabafo.
Fica aqui o recado e o chamamento aos que desejem se juntarem a nós neste projeto.