Total de visualizações de página

domingo, 30 de setembro de 2012

FIO E DISONE SÃO A ÚNICA OPÇÃO DE MUDANÇA


Até aqui mantive-me um pouco distante da disputa política pela prefeitura de Tapiraí, porém nesta semana que antecede as eleições acho importante divulgar minha opinião consolidada, que confesso só surgiu nas últimas semanas.
Após análise da história de vida de cada um dos candidatos, das ideias e do panorama atual da política local é fácil concluir que a melhor opção é mesmo votar em Edvaldo Pereira da Silva (FIO) e em seu vice Diosne Miguel Batista Filho para vice. Estes dois homens tem e sempre tiveram conduta exemplar na administração dos seus empreendimentos , ganhando dinheiro sim , o que não é pecado nem crime quando isso é obtido a custa de muito trabalho. Conheci o Fio ha cerca de uns quinze anos quando ele chegou a Tapiraí e instalou o seu modesto comércio no prédio do Alberto Figueiredo, ao lado de onde funcionou o armazém do meu pai na década de 70. Me lembro dele e da Mirani sua esposa me consultando a respeito de uma possível viagem para a praia no serviço de transporte que eu oferecia com uma mini-van. Pois bem estes dois construíram um imenso patrimônio com muito trabalho e luta e sempre mantiveram  a simplicidade e receptividade do povo nordestino. Já o Diosne conheço ha mais tempo. Desde criança, o filho da Dona Yolanda e do Sr Batista sempre foi uma cara agradável. Estudou , fez faculdade, fez o empreendimento herdado do seu pai modernizar-se  e crescer, mas nunca deixou de ser o garoto sorridente com o qual eu jogava futebol nas tarde de domingo no time organizado pelo Augusto Martinelli, o Gustão.
Mais que isso Fio e Diosne significam uma troca dos políticos de Tapiraí, a saída de um grupo que está ai ha mais de 20 anos no poder e não conseguiu tirar  Tapiraí da estagnação , da falta de desenvolvimento, do atraso tecnológico, cultural e esportivo. Eles são na verdade, os únicos candidatos que nunca o foram e por isso mesmo são os únicos que significam mudança.
Tomei minha decisão , nesta eleição eu voto 13 para prefeito e vice.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A DIFÍCIL DECISÃO DE VOTAR EM ALGUÉM


Por várias vezes já difundi por aqui ideias sobre  as causas da estagnação econômica do município de Tapiraí, bem como já sugeri uma serie de medidas que seriam interessantes para quebrar o marasmo da falta de progresso .  Já escrevi também sobre qual seria o perfil ideal do futuro prefeito. Agora estamos há  um mês das eleições municipais nas quais serão eleitos, prefeito , vice-prefeito e  vereadores que governarão a cidade nos próximos quatro  anos. Fica a difícil indagação sobre qual seria a melhor escolha .
Para  prefeito  são cinco os candidatos, número de certa forma até surpreendente , uma vez que o máximo que se tinha visto por aqui eram três candidatos. Vale lembrar que destes cinco candidatos, apenas um é natural de Tapiraí , dois são naturais de outros municípios do estado de São Paulo, um é de Pernambuco  e  o outro de Sergipe.
Quanto as profissões um é dono de serraria, outro dono de supermercado, um corretor de imóveis, um funcionário público da prefeitura e o outro se declara empresário perante a justiça eleitoral, acredito que no ramo da instrução, visto que o que ele mais realça em seu perfil são as aulas de capoeira.
O  candidato mais novo tem 45 anos e o mais velho 61. Entre eles temos um de 49, um de 53 e outro de 55 anos. Todos eles são casados. Dois deles moram no Distrito do Rio Turvo, dois na sede do município e um mora em Sorocaba. Dois deles declararam ter curso superior e três apenas o ensino médio.
Quanto aos partidos que representam, um é do PT- (Partido dos trabalhadores ) que é o partido da presidente da república Dilma Russef e do ex-presidente Lula, outro do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) que é o partido do governador do estado de São Paulo  Geraldo Alkimin e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, outro pertence ao PDT (Partido Democrático Trabalhista) partido fundado por Leonel Brizola (já falecido) e que atualmente em São Paulo é comandado pelos sindicalistas da força sindical cujo expoente é o Paulinho da Força e o último pertence ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) , cujo principal  expoente em são Paulo é a ex-prefeita Luiza Erundina.
Q uanto a trajetória política, só um já foi prefeito e teve seu mandato cassado pela câmara acusado de improbidade administrativa, porém conseguiu na justiça o arquivamento dos processos o que lhe garantiu já a segunda candidatura após o episódio. Outro já foi candidato a prefeito (não eleito) e já foi vereador . Outro é veredor atualmente, já foi vice-prefeito e presidente da câmara por várias legislaturas. Somente dois dos candidatos nunca ocuparam cargos políticos no município, embora um já tenha sido candidato a vereador.
Fica portanto aqui traçado o breve perfil dos candidatos a prefeito, com informações obtidas junto ao site da justiça eleitoral e pelo conhecimento que tenho das pessoas em função do longo tempo em que me mantenho atualizado com relação a política local. Espero que este breve perfil sirva como base para a difícil decisão sobre em quem votar, visto que nenhum deles tem apresentado propostas concretas de governo e também nenhum deles tem o perfil ideal.. Apresento abaixo tabela sintética com os dados dos candidatos listados por ordem alfabética.

Nome
Profissão
Idade
Partido
Cargo público que já  ocupou
Araldo Todesco
Dono de serraria
55
PSB
Vice/vereador
Carlos Colombo
Corretor de imóvies
61
PMDB
Prefeito
Edivaldo Pereira da Silva (FIO)
Dono de supermercado
49
PT
Nenhum
Luciano Tributino da Silva
Empresário
45
PDT
Nenhum
Luiz Carlos Braga
Func.público municipal
53
psdb
vereador