Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de julho de 2012

A MINHA DESILUSÃO COM A POLÍTICA PARTIDÁRIA



Já fui um jovem idealista que acreditava que a política partidária seria a melhor maneira de mudar o país. Assim sendo militei por muitos anos como filiado de um partido, fiz parte do diretório municipal deste partido, fui presidente do partido , candidato a vereador em duas eleições e cheguei a coordenar a candidatura de um candidato a prefeito. Porém minha desilusão com a política partidária surgiu a partir de 2005 com o chamado “escândalo do mensalão”. Pessoas que até então eu considerava integras, pertencentes a este partido estavam mergulhados até o ultimo fio de cabelo, naquele que é considerado o maior esquema de corrupção já montado no país.
Desde então tenho fugido e participado muito pouco da política partidária e passei  a ser apenas um cidadão de opinião que procura interferir nos processos políticos, principalmente porque grande parte do que ganho é pago em impostos e tenho a obrigação de fiscalizar a aplicação destes recursos. Nesta minha opção, tenho percebido que um dos fatores que causam a corrupção é a cultura do nosso povo que aprendeu a conformar-se com a situação , sem reação alguma. As pessoas marcham contra a proibição da maconha, contra a discriminação as minorias sexuais, mas não tomam nenhuma atitude contra a corrupção. Tente coordenar uma marcha contra a corrupção e descobrirá que pouquíssimas pessoas irão aderir a isto.
Mas tenho esperanças de que tudo venha a mudar e para tanto é preciso que pessoas do bem se engajem em movimentos associativos como “moradores”, “profissionais”,”sindicais”, etc ; numa ampla ação contra a ação política de corrupção presente nos órgãos públicos . Na Câmara de Vereadores de Tapiraí, por exemplo,  é gasta uma grande parcela do orçamento municipal. Esta grna é gasta com salário de vereadores mal preparados, servidores mal qualificados e desnecessários e despesas dos vereadores e servidores , que são comprovadas por notas fiscais sem que nenhum cidadão tenha a ousadia de fiscalizá-las.
Portanto não me julgue  pelo que fui, nem pelo que sou, mas leve em conta o conjunto da obra. Como diria Raul Seixas “eu prefiro ser esta metamorfose ambulante do  que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”.

terça-feira, 10 de julho de 2012

LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO: TODOS TEMOS O DIREITO DE SABER


Desde o dia 16 de maio de 2012, está valendo a Lei de acesso a informação pública (lei nº 12527/2011) que garante a qualquer pessoa o acesso a documentos e informações que estejam sob a guarda de órgãos públicos em todos os poderes ( executivo, legislativo e judiciário) e níveis de governo (união, estados e municípios).

O acesso a informação permite ao cidadão contribuir para melhoria das ações e políticas públicas, denunciando as irregularidades de que tenha conhecimento , criticando os atos e procedimentos dos agentes públicos e oferecendo inclusive sugestões de melhoria .

Em outros países onde leis similares foram implantadas, surgiram exemplos fortes da sua eficiência. Na Índia, por exemplo, conforme narrado na revista Veja, uma diarista bastante pobre que esperou durante quatro anos para receber o auxílio do governo, enquanto seus vizinhos, mais ricos conseguiram com facilidade. Quando ela solicitou a lista de quem teve o auxílio antes dela e por que isso ocorreu, rapidamente foi incluída no programa. Em outro caso, quando moradores de um vilarejo solicitaram a tabela de presenças de um médico em seu posto , ele reagiu e não mais faltou.

Pela lei, as informações solicitadas devem ser fornecidas no prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10, sem que haja necessidade do requerente justificar o pedido. As informações poderão ser solicitadas inclusive pela internet através do site : www.acessoinformacao.gov.br. O poder executivo federal já editou o seu decreto. Agora cada estado e município precisam baixar o seu ato de regulamentação da lei.

Para que esta lei de fato funcione é necessária uma mudança de cultura em que as pessoas descubram o poder que passam a ter, visto que a publicidade passa a ser regra e o sigilo exceção, e de fato passem a exercer o poder de policiar as autoridades.

terça-feira, 3 de julho de 2012

AS VIAGENS DOS HOMENS ATÉ A LUA


Após a segunda guerra mundial, surgiram duas grndes potências que dominaram o mundo por um longo período:  os Estados Unidos e a União Soviética.
Esta duas superpotências acabaram  se envolvendo numa luta pelo domínio econômico e político do planeta terra e também pela pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. A chamada “Guerra Fria”, ocorreu entre os anos de 1957 e 1975 e dominava o noticiário dos jornais da época. Acompanhei isto ao lado do meu pai que adorava o assunto, era assinante do “Estadão” e adorava quando eu lhe fazia perguntas a respeito disso.
A corrida espacial  provocou um aumento sem precedentes nos gastos com educação e pesquisa pura que acelerou os avanços científicos e levou as tecnologias benéficas para a população. Grande parte das tecnologias de comunicação hoje existentes, surgiram em razão da corrida espacial.
O primeiro ser vivo no espaço, não foi um homem , mas a cadela russa Laika. Ela subiu ao espaço em três de novembro de 1957 a bordo da nave “Sputinik II”. Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço num voo orbital de 48 minutos a bordo da nave “Vostok I”, ocorido em doze de abril de 1961. Neste voo, Gagarin disse as seguintes frases que ficaram famosas : “A terra é azul” e “Olhei para todos os lados e não vi Deus”
Os Estados Unidos entraram na corrida espacial, um pouco depois dos soviéticos, com a fundação da Agencia Espacial americana (NASA) em 1958. Porém, foram os americanos que conseguiram chegar primeiro à Lua, no ano de 1969 com a missão “Apolo 11”
A missão “Apollo 11” pousou na superfície lunar em vinte de julho de 1969 em um local que foi chamado de “Mar da Tranquilidade”. Neil Amstrong e Edwin Aldrim, tornaram-se os primeiros homens a caminhar no solo lunar. Me lembro bem deste dia em que aos treze anos de idade assisti no Bar do Zeca em Tapiraí, numa televisão preto e branco estas imagens. A grande maioria das pessoas que estavam comigo neste dia já morreram.
Depois da Apolo 11, outras seis missões Apolo foram lançadas, sendo que  5 delas pousaram na Lua. No total doze astronautas já caminharam na lua.
Foi muito importante ter vivido estes anos e ter  tido a felicidade de compartilhar destes tempo importante no Planeta Terra.