Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

AS MORTES VIOLENTAS NOS ASSUSTAM

Neste fim de semana tivemos mais duas mortes violentas no município de Tapiraí. Mesmo sem ter números precisos sobre a evolução estatística dos índices é notório que a violência está cada vez mais próxima de todos nós e isso nos assusta.
Como em qualquer questão não adianta somente atacarmos os seus efeitos. É preciso principalmente buscar as suas causas e na medida do possível tentarmos minimizá-las.
Acredito que a violência que assola não somente Tapiraí, mas todo o Brasil tem como causa principal as falhas no sistema educacional e social do país. Estamos formando pessoas sem capacidade de assimilar valores que façam delas pessoas capazes e eficientes na busca de uma sobrevivência digna e honesta , seja no que tange a obtenção da sobrevivência econômica, como também ao respeito pelo seu semelhante nesta busca desenfreada pela sobrevivência e felicidade.
Verificamos nestes dois últimos casos que as motivações foram de caráter sexual, porém o que se vê é um descontrole da raça humana sobre os seus instintos. O que vemos são seres humanos que agem de forma irracional como animais selvagens.
Cumpre-nos portanto combater todas as formas de promoção e impulsão da violência. É preciso que os meios de comunicação utilizem-se menos da violência, como forma de ganhar dinheiro, que a polícia seja mais educativa e combatente do crime do que recheada de agentes publicitários  preocupados com a auto-promoção, é preciso autoridades que sejam bons exemplos, em vez de espelhos de desonestidade e má-conduta.
Enquanto isso não ocorre, somos obrigados a conviver com a tristeza nossa e de nossos amigos ao perdermos nossos entes queridos de formas brutais e estúpidas. Sejamos forte e tomemos atitudes !

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EU ADORO SEXTA-FEIRA....

Há muito tempo aprendi a gostar das sextas-feiras. Gosto mais de sexta do que de sábado, talvez porque tenho mania de gostar mais de planejar do que mesmo de realizar e sexta é dia de planejar coisas boas. Vocês já perceberam que até os serviços do fim de semana são mais agradáveis? Lavar o carro, limpar o jardim, pintar a casa, lavar o terraço, limpar os vidros..não importa se o esforço físico será maior ou menor , tudo que se faz no fim de semana  da mais prazer...até sexo.
Pois é, se serviço de fim de semana já é bom, imagine o lazer então. Na sexta pela manhã já começo a pensar nas maravilhas do sábado...na pizza , na balada, no passeio, na viagem, no ficar em casa, no ver os filhos, no namorar a mulher...nossa, quanta coisa boa.
As vezes fico pensando que um presidente maluco deveria instituir que no Brasil só houvesse sexta-feira e sábado...o domingo eu deixaria de fora porque depois das 2 da tarde já tem cara de segunda. O duro é a sustentabilidade econômica porque de resto seria maravilhoso. Até hoje não entendi por que tem gente que acha que se aposentar traz depressão. Acho que a aposentadoria deve ser maravilhosa porque todos os dias serão sexta e sábado. Um dia para planejar e um dia para realizar as maravilhas da vida. Tomara que a minha chegue logo e dure muitos anos...Feliz sexta e sábado a todos!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

QUEM ESTUDA VIVE MELHOR...

Tenho percebido que há um certo confronto de idéias no que diz respeito à necessidade ou não de estudar. Os que gostam de estudar vivem pregando que sem estudo as pessoas valem menos e os que não gostam, que estudo não serve para nada. Ambos os conceitos são extremistas e errôneos.
Existem pessoas que estudaram e são valiosíssimas, e tem algumas estudadas que valem pouco, o mesmo ocorrendo com relação aquelas que não estudaram. O valor de uma pessoa está na sua capacidade de ser feliz e de fazer feliz quem o rodeia sejam filhos, companheiros, amigos, colegas de trabalho, vizinhos etc.
O convívio em sociedade é complexo e difícil na medida em que somos pessoas diferentes, criadas em ambientes diferentes. Cada qual tem suas manias, seus complexos ,seus preconceitos, seus vícios.
Portanto temos de aceitar cada um de nossos semelhantes como de fato o são.
Eu tenho mania de defender acintosamente que estudar é uma necessidade essencial para quem quer ter sucesso, porém nem sempre isso é verdade. Minha família está repleta de pessoas que só estudaram até o nível fundamental e hoje tem uma vida econômica e financeira estável e tranqüila; assim como tem outras que estudaram até o nível de pós-graduação e vivem em turbulência contínua. A verdade é que os estudos facilitam a vida. Permitem-nos um leque de oportunidades muito maiores, visto que os bons empregos exigem boa formação. Por outro lado a elevação dos conhecimentos nos permite uma melhor leitura do mundo contemporâneo facilitando os relacionamentos e a conquista daquilo que se almeja.
Portanto ,estou escrevendo este artigo , para explicar que gosto de pessoas com ou sem estudo, assim como também não gosto de pessoas com ambos os requisitos. Apenas incentivo as pessoas a se aprimorarem porque acho que é o caminho mais fácil para ser feliz.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

AGROECOLOGIA: UMA OPORTUNIDADE PARA TAPIRAI E SEUS JOVENS


Um novo conceito tem surgido nos últimos anos dentro das técnicas agrícolas. Trata-se da Agroecologia.  O conceito de agroecologia  é uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável; um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se protege a vida toda e toda a vida. Nesta visão se estabelece uma ética ecológica que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista e que postula a aceitação do princípio do destino universal dos bens da criação e a promoção da justiça e da solidariedade como valores indispensáveis.
A agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.
Praticar agroecologia,  significa compreender a vida a partir de um organismo vivo, seja ele planta, animal ou próprio ser humano. Apreender as relações conjuntas e apreender que o planeta terra não é o lugar do qual vivemos, e sim, no qual vivemos.
A Escola Técnica de Piedade (ETEC) acaba de formar a primeira turma de Técnicos em Agroecologia. Trata-se de um profissional que atua em sistemas de produção agroecológico. Planeja e executa atividades de preservação dos  rios, da flora e da fauna silvestre. Orienta sobre o controle natural e biológico dos insetos, doenças e plantas espontâneas. Realiza atividades de execução ambiental e de gestão de propriedade agroecológica. Promove integração e organização social utilizando-se de técnicas e tecnologia voltada para os produtos ecológicos.
As oportunidades de trabalho para este profissional estão em empresas certificadoras de produtos ecológicos , assessoria técnica a prefeituras, e instituições de assessoria técnica e extensão rural . propriedades cooperativas e sindicatos rurais  e instituições de pesquisa e ensino da área ecológica.
Acho que Agroecologia tem tudo a ver com Tapiraí e por isso mesmo deve-se buscar parcerias com empresas privadas do ramo para implantação de projetos voltados para a área. Por outro lado os jovens do município poderm procurar desde já formação na área para garantia de empregos futuros.
Precisamos trabalhar esta idéia.

domingo, 14 de agosto de 2011

MEU PAI, EU E MEUS FILHOS....

 Meu pai viveu de 1914 a 1972. Morreu com 58 anos. Eu tinha apenas 16 anos quando o perdi. Guardei a imagem de um homem nervoso, bravo, rigoroso que amava e cuidava muito bem dos seus onze filhos.
Eu estou com 55 anos e tenho uma filha de 29 anos e um filho de 14. Eu e meu pai somos de épocas muito distintas e portanto compartilhamos pouco na vida. Quando eu nasci ele já tinha 42 anos e infelizmente morreu muito cedo.
Mas no dia dos pais sempre me lembro dele e fico imaginando como seria bom tê-lo vivo agora, para que ele conhecesse a mim na meia idade , a meus  filhos e aos demais netos e bisnetos. Tenho certeza que ficaria feliz ao ver que o seu trabalho de formação dos filhos foi eficaz. Na sua simplicidade e pouco conhecimento, sempre demonstrou um diferencial para os homens da sua época. Lia o jornal todos os dias, comentava as notícias com os amigos, partilhava da vida em comunidade e lutava pela formação dos filhos. Era rigoroso nos preceitos morais . Nunca vi meu pai fumar, nem beber em demasia, nem falar palavrões na frente das crianças e tenho muito orgulho dele.
Fica difícil me comparar a ele na figura de pai, porque as épocas são muito distintas. Os costumes são outros, as tecnologias são outras e até os preceitos morais mudaram. Porém ele foi  o meu mestre na arte de ser pai e tenho procurado seguir o seu exemplo, embora com meus filhos morando em outra casa com uma mãe que não é minha esposa. Aprendi com meu pai a amar os meus filhos e a nunca desprezá-los. Esta lição ele me legou.
Enfim deixo como mensagem neste dia dos pais...ame seu pai seja ele como for e nunca despreze, nem deixe de amar seus filhos. Isto é imprescindível para melhorar o mundo.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COMO FUNCIONA O TELEFONE CELULAR -1º CAPÍTULO


Todo mundo atualmente possui um celular. Talvez seja a invenção mais em moda no Brasil atualmente , na medida em que a sua utilidade tornou-se imprescindível para qualquer pessoa, independentemente de sua classe social, profissão ou região que habita. Vamos então falar um pouquinho desta tecnologia tão importante nos dias atuais.
O telefone convencional foi inventado em 1876 por Graham Bell e o rádio , quatro anos depois em 1880 por Nicolai Tesla, embora  somente em 1894, Marconi o tenha popularizado. O telefone celular na realidade é a combinação destas duas tecnologias. Na realidade o telefone celular é um rádio extremamente sofisticado que permite ser utilizado como telefone.
O predecessor do telefone celular foram os rádios-telefones instalados em carros.  Nesta tecnologia utilizava-se uma torre central em cada cidade com 25 canais e os rádios possuíam transmissores de grande potência para alcance de até 70 km. Embora funcionasse , eram limitados, visto que poucas pessoas podiam utilizar porque não haviam canais suficientes. O grande lance então foi a divisão das cidades em pequenas células (daí o nome celular). Com isso tornou-se possível a extensiva reutilização de freqüências ao longo de uma cidade, de modo que vários podem usar simultaneamente. Os celulares funcionam dentro das células e podem trocar de células enquanto se movimenta entre elas, permitindo alcances incríveis.
Cada célula tem uma estação-base, que consiste eum uma torre e uma pequena construção que possui o equipamento de rádio.
Em outros posts detalharemos melhor  , as múltipas formas tecnológicas desenvolvidas a partir desta descoberta..

terça-feira, 9 de agosto de 2011

INCOMODANDO AOS ACOMODADOS


Morei boa parte de minha vida em cidades grandes, incluindo Sorocaba, São Paulo e Piracicaba no estado de São Paulo e Barbacena em Minas Gerais e há quatro anos retornei a minha pequenina Tapiraí. Comparando a vida de cidade grande com a de cidade pequena percebo que existem grandes diferenças. Embora aqui estejamos muito mais tranqüilos e calmos, na cidade grande se usufrui de muito mais modernidade e conforto , na medida em que tudo que se quer comprar se acha com tranqüilidade e próximo de casa, enquanto que aqui a gente tem que andar as vezes setenta quilômetros até Sorocaba para encontrar. Mas a grande diferença mesmo está nas pessoas.
Gente de cidade grande não pára. Está sempre buscando algo novo, no trabalho, na vida pessoal , nos objetivos, enquanto que por aqui sinto uma certa acomodação. Não que aqui não hajam pessoas progressistas e que queiram mais, mas o que sinto é que muitos pararam no tempo e não têm aquele impulso de realizar, cobrar, reivindicar, correr atrás. Daí surge um choque de culturas : a dos que querem ver progresso e a dos acomodados.
A acomodação está explícita na falta de atitude das pessoas, que ficam esperando que tudo caia do céu, ou venha dos outros, não se antecipa, não tem proatividade, falta comprometimento. Aqueles cuja filosofia de vida é “ta ruim, mas ta bom assim”.
Precisamos criar por aqui uma cultura de gostar do que é bom. De viver bem, trafegar com carros bons por ruas asfaltadas, andar a pé em calçadas bem cuidadas, passear por parques bonitos e agradáveis. Poder sair nos finais de semana e curtir a vida em ambientes agradáveis e bem cuidados, usufruir de ambientes com boa comida e boa bebida , ouvir boa música. Enfim,  viver as maravilhas que o mundo moderno nos oferece. Mas para termos tudo isso precisamos de um bom emprego que nos propicie uma boa renda e de uma cidade bem cuidada. E para termos  bons empregos e uma cidade bem cuidada , precisamos escolher políticos responsáveis, honestos e progressistas, gente que não veja a câmara de vereadores ou a prefeitura apenas como um meio de ostentação ou um emprego, que não busque exclusivamente a elevação do seu status pessoal. Enfim a meu ver precisamos de gente nova comandando a cidade. O problema portanto não é de nomes , mas muito mais de personalidades. Chega do pessoalzinho acomodado e repetido de sempre. Vamos eleger gente diferente!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

REFLEXÕES DE UMA SEXTA-FEIRA DE INVERNO

Esta sexta feira de inverno amanheceu incrivelmente fria em Tapiraí. Pude ver o campo de futebol todo branco de geada. No caminho para Piedade, vi a avidez  no bairro do Miguel Russo. Pela estrada vou ouvindo na rádio Bandeirantes as notícias da capital. Seis ladrões mortos pela polícia num supermercado e a vitória do São Paulo contra o Bahia, que tirou o meu Palmeiras do grupo dos quatro. Uma interminável lista de notícias ruins: corrupção no ministério do transportes, corrupção na receita federal ...e ai vai a ladainha de sempre. Fico pensando porque apesar de tudo isso, me sinto feliz nesta manhã de sexta-feira. Talvez por causa deste sol maravilhoso que brilha, talvez pelo meu curso de teatro que iniciei nesta  semana, talvez pelo processo seletivo do pós graduação que estou participando, enfim, talvez pela certeza de que a vida continua apesar de todas as crises...e de que apesar da minha idade continuo lutando por novos objetivos.
No meu celular mensagens falam da vida de famosos...não sei de onde vem tanta informação desnecessária e involuntária que recebo, mas na minha mente há resquícios de uma imensa felicidade. A felicidade de estar vivo e de hoje ser uma sexta-feira. Que a minha felicidade se prolongue pelo fim de semana e atinja a todos que por ventura venham a ler este texto. Estou feliz...fique feliz comigo!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O ADEUS A NONA FIDALMA

Recebi a pouco a notícia do falecimento da Dona Fidalma, esposa do já falecido Alfredo Rossi e mãe da Maria (esposa do prof. Benedito Pires da Cunha) , do Pedro Rossi, do Jeremias Rossi e do Paulino Rossi.
A família Rossi, morou por muitos anos no município de Tapirai  no hoje denominado bairro dos Rossi. Trabalhavam na exploração de madeiras, possuindo uma serraria e um armazém de secos e molhados a beira da rodovia SP 79, uns 3 km acima da Cabeça da Anta.
Ao longo de toda a minha vida, tenho tido uma intensa e feliz convivência com a família Rossi, de onde saíram muitos e ótimos amigos. Além disso temos relações de parentesco, uma vez que minha irmã Erismá (já falecida) casou-se com o Pedro Rossi. Assim as famílias Rossi e Cavalcante estão à cerca de 40 anos unidas por laços de imenso carinho e consideração.
Dona Fidalma sempre foi uma mulher de fibra , trabalhadora, honesta, alegre, de bem com a vida. Me lembro dela servindo magníficos cafés na sua imensa casa rodeada de plantas e animais domésticos. Adorava falar de suas plantas e ensinar a cultivá-las. Teve a grandiosidade de fazer de sua filha e de seus filhos grandes cidadãos. Todos os três filhos foram vereadores em Tapiraí .
Estou triste pela sua partida. Deixará o vazio da sua presença no convívio familiar, porém ficará eternamente a lembrança da sua personalidade marcante e soberana. Resta-nos o consolo de tê-la tido por tantos anos em nosso meio.
Permitam –me nesta hora que eu também tenha o privilégio de chamá-la assim , pois foi assim que sempre a considerei : ADEUS MINHA ETERNA NONA..... FIDALMA....!