Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

Associação de moradores é uma entidade criada por moradores de qualquer bairro ou   cidade com o objetivo de centralizar os problemas: estruturais, de segurança, educacionais, de saúde , ou outros , que ocorrem na comunidade, e através de representantes eleitos pelos moradores (membros da associação), levar estes problemas ao conhecimento da Câmara e Prefeitura , ou outros órgãos na busca de soluções.
Estas associações originadas da espontânea participação e organização dos moradores são importantíssimas para a melhoria da qualidade de vida dos bairros, e conseqüentemente da cidade, pois representam uma força associativa que pode provocar as autoridades na tomada de atitudes concretas em prol da comunidade.
Essas associações, podem propor ações civis públicas contra as agressões ao meio ambiente e aos logradouros públicos da cidade, bem como para preservar a qualidade de vida. A Constituição Federal autoriza a estas associações, o ingresso em juízo com mandado de segurança para defender os interesses coletivos da população .
Outra possibilidade é oferecer subsídios e informações ao Ministério Público para sua ação perante o Poder Judiciário. Podem colaborar ainda na proteção do patrimônio público , protegendo móveis ou imóveis que tenham valores culturais.

Uma Associação de Moradores bem estruturada, consegue com facilidade a obtenção de recursos junto a órgãos públicos ou empresas privadas, para a organização de eventos ou a implantação de projetos que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

Em Tapiraí, já foram formadas algumas associações de bairros, como no bairro Princesa Izabel (Comercial) e Rio Bonito, porém as iniciativas não prosperaram diante das dificuldades burocráticas e falta de envolvimento de um número maior de moradores.
Em 2008, tomamos a iniciativa de fundar uma associação dos moradores da cidade de Tapiraí. Esta entidade tem objetivos bem claros declarados em seu estatuto que foi registrado em cartório. A entidade foi registrada também na Receita Federal , possuindo CNPJ. Apesar do sucesso nas atitudes iniciais, esta entidade esbarrou nos mesmos problemas das demais. Falta de participação da população. Além disso, houve ações da prefeitura no sentido de impedir o seu progresso, principalmente pelo medo do que esta entidade poderia causar em termos da imagem dos políticos locais. Assim alguns funcionários municipais passaram a esboçar comentários e atitudes para intimidar os participantes e desestimular a formação e crescimento da entidade. Em função disso a mesma deixou de ser incrementada, embora esteja formalmente instituída.
Diante do panorama atual, com a mobilização ocorrida nos últimos meses em virtude das atitudes infundadas do Sr Prefeito, aprovada pela maioria da Câmara , para a compra pela prefeitura de um terreno de sua propriedade, estamos retomando o assunto.
Assim sendo, pretendemos nos próximos dias promovermos mobilizações sobre o assunto . Convidamos deste já a todos que se sintam motivados a participar que entrem em contato conosco através do email: paucav@ig.com.br  .

terça-feira, 28 de junho de 2011

TAPIRAÍ PRECISA DE UM CHOQUE ECONÔMICO E CULTURAL

Diante do Panorama atual de descrença que vigora entre as pessoas que moram em Tapiraí, cumpre-nos decifrar caminhos que conduzam ao Progresso e Enriquecimento do qual o Brasil atualmente participa.
A estagnação econômica de Tapiraí, nos últimos anos decorreu de duas causas principais: a indiferença do poder público (Prefeitura e Câmara)  com relação ao assunto, acomodando-se e esperando que tudo acontecesse naturalmente e a própria cultura reinante entre a população, onde também impera a acomodação e o conformismo sem ações de busca de progresso pessoal.
Portanto é necessário um choque cultural no sentido de mobilizar as pessoas na busca de alternativas de desenvolvimento. As oportunidades estão ai pulsando a nossa porta sem que as encaremos e concretizemos.
O Potencial turístico de Tapiraí fica evidente quando observamos seu clima de montanha semelhante ao de Campos de Jordão , a imensa área preservada, as cachoeiras , e as propriedades que favorecem o Ecoturismo e o Turismo Rural. Porém as pessoas que moram por aqui em sua grande maioria não enxergaram isto ainda, simplesmente por falta de conhecimento do que isto representa. Estamos muito próximos a cidades enormes como São Paulo, Campinas e Sorocaba, em que as pessoas vivem carentes de natureza e relações de simplicidade que nós temos para oferecer. Mas para isso é preciso infra-estrutura. As pessoas de cidade grande são exigentes quanto aos serviços prestados. Precisamos ter hotéis e pousadas bem instaladas e equipadas, serviços de comunicação confiáveis, restaurantes de qualidade, casa noturnas e uma população receptiva e amável. Para o incremento disto, existem financiamentos do BNDES e muitas empresas grandes que poderiam demonstrar interesses se fossem acionadas por agentes locais interessados. Isto traria empregos, riqueza e progresso aumentando o poder aquisitivo da população local e melhorando o comércio como um todo.
Não basta portanto a mudança política. Precisamos de um choque Cultural e Econômico que só pessoas objetivas, ousadas e corajosas conseguirão empreender.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

NEYMAR E TODOS OS GAROTOS QUE GOSTAM DE JOGAR BOLA


Na noite desta quarta-feira vi o Santos se tornar campeão da Copa Libertadores da América, que é o mais importante campeonato de futebol da América . Com este título adquiriu o direito de disputar o campeonato mundial de clubes que acontece em Dezembro.
Acompanho campeonatos desde os meus dez anos de idade e poucas vezes vi um time brasileiro jogar tão bonito como o fez o Santos no segundo tempo do jogo final contra o Peñarol do Uruguai.  Comandando as ações um menino de 19 anos chamado Neymar.
Neymar conseguiu em pouco tempo se tornar no símbolo desta geração que ai está. Nas minhas aulas de matemática deparei várias vezes com alunas que escreviam em seus cadernos, melosas declarações de amor a este garoto, que é um dos maiores ídolos que este país já teve entre adolescentes. Mas como se explica a sua popularidade? Talvez o jeito simples de garoto de periferia com seu cabelo , parecido com uma crista de galo tingida de loiro , alcançando fama, sucesso e dinheiro, seja na realidade a realização do sonho destes jovens que ai estão com inúmeras dificuldades decorrentes das separações dos pais, da má qualidade da educação e da falta de perspectivas para a realização dos seus planos.
Me emocionei ao vê-lo ajoelhado no campo, chorando o choro de um menino que gosta de jogar bola, como tantos por este infinito Brasil afora. Que bom se todos os jovens deste meu país pudessem ser um Neymar!
Meu velho coração de Palmeirense curvou-se diante da felicidade santista e me fez reconhecer que acima de tudo sou um brasileiro e que adoro ver o Brasil e sua juventude vencer.

terça-feira, 21 de junho de 2011

DE ONDE VÊM AS CORES


Você já parou para pensar porque vemos as cores? Todos os dias deparamos com elas nos vários objetos que nos rodeiam, mas provavelmente nunca pensamos porque as vemos.
O estudo das cores é feito pela ótica que é uma das partes da física. É a partir destes estudos que são desenvolvidas todas as tecnologias aplicadas na fabricação das  câmaras fotográficas , televisores e outros aparelhos nas quais elas aparecem.
Vemos as cores porque existe uma fonte de luz, um olho humano capaz de e diferenciá-la por estímulos e matérias com cores distintas.  Todos os materiais refletem e absorvem a luz . Assim parte das cores da luz que incide é absorvida e parte é refletida. As cores que vemos são as refletidas. Assim  se uma maçã parece vermelha é porque ao incidir uma luz sobre ela , ela absorve todas as cores, menos a vermelha que é refletida, e então a vemos. Se um abacate parece verde é porque absorve todas as cores , menos o verde que vai refletir e ser visto.
Quando vemos a cor branca, significa que o objeto reflete todas as cores; e quando vemos a cor negra, significa que o objeto absorve todas as cores.  Portanto as cores que vemos é a luz refletida pelo objeto.
Todas as cores são formadas a  partir das três cores primárias que são o verde, o vermelho e o azul.  Mas isso será  tema para um outro artigo.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

REENCONTRANDO MEU COMPADRE ADÃO

Por volta de 1962, morávamos no Bairro da Água Doce, num casarão a beira da estrada Tapiraí-Juquiá que ainda era de terra. Nesta época,  numa outra casa próxima a nossa, veio morar uma família. Éramos onze irmãos e os nossos vizinhos em três. Logo fizemos amizade com os filhos dos vizinhos: Lurdes, Pedro e Lauro . Começava ali minha relação de amizade com a família do Sr Adão e da Dna Aparecida. . Íamos juntos a escola e brincávamos de fazer carvão, puxar madeira etc, imitando aos nossos pais e irmãos mais velhos.
Depois de alguns anos, nossa família mudou-se para Tapiraí e eles continuaram morando na Àgua Doce, porém nossa amizade continuou. De vez em quando, ia com minha mãe na casa deles, e eles também sempre que vinham a Tapiraí, chegavam na nossa casa.  Aprendi assim a gostar muito daquelas pessoas simples, amigas e companheiras, com quem sempre podíamos contar.  A família deles cresceu: nasceram os gêmeos Rose e Roberto e depois de mais algum tempo o Jacir.  Eram agora em seis irmãos.
Em 1972, meu pai faleceu. Dona Aparecida veio a nossa casa e lamentando o falecimento dele, disse que a idéia é que ele e minha mãe batizassem  seu filho Jacir.  Diante disso, colocou que gostaria que eu e minha irmã Alzeneide,  fizessemos em substituição a meu pai e minha mãe.  Prontamente atendemos o pedido. Na época , me senti muito orgulhoso em batizar uma criança,tendo eu  apenas 17 anos.
Porém o tempo passou e as coisas mudaram muito. Fui morar em Sorocaba,minha irmã Alzeneide casou-se e foi morar em Juquiá e minha mãe faleceu. Com tudo isso, acabei perdendo contato com o meu compadre Adão, minha comadre Aparecida e meu afilhado Jacir.
Recentemente, agora que voltei a morar em Tapiraí, minhas irmãs me alertaram que o Jacir ainda morava por aqui e sempre falava do padrinho dele. Assim sendo descobri onde ele morava e fui visitá-lo no último sábado.
Para minha surpresa, não encontrei apenas o Jacir, mas também meu compadre Adão e minha comadre Aparecida. Ambos com oitenta anos...ele saudável e lúcido, ela com a saúde um pouco debilitada. Conversamos sobre as coisas do passado . Jacir me falou do o seu trabalho junto com a sua companheira Gilda , da lida no cultivo do inhame e do gengibre. Enfim foi uma maravilhosa tarde de sábado. Confessou-me que de certa feita eu o ajudei a empurrar o carro dele que não pegava, porém sem que eu soubesse quem ele era, apesar dele me conhecer. Perguntei por que não havia me dito, e ele respondeu que foi por medo de incomodar.
Preciso agora dizer a ele, que pessoas como ele jamais incomodam e só alegram o meu viver.
Tudo isso  fez-me  lembrar daquela canção do Milton Nascimento que diz; “TODOS OS DIAS É UM VAI E VEM..A VIDA SE REPETE NA ESTAÇÃO...CHEGAR OU PARTIR, SÃO SÓ OS DOIS LADOS DA MESMA VIAGEM”
Que minha vida seja sempre repleta de idas e vindas.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O ESCÂNDALO DA SAÚDE NA NOSSA REGIÃO

 Conforme noticiado na imprensa regional , uma ação do GAECO- Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado, resultou na emissão de 37 mandatos de prisão e apreensão e  busca, culminando com a prisão de 12 pessoas na manhã de ontem. Dentre os presos estão o atual e dois ex-diretores do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (Regional) , além de médicos , dentistas e funcionários do órgão.
Os acusados estão envolvidos em várias ações criminosas que resultavam no desvio de dinheiro público para os bolsos deles, utilizando-se de funcionários fantasmas, falsificação de documentos e estelionato, alem  de favorecimento em contratos e licitações. Tudo foi esclarecido a partir de denúncias de funcionários cientes dos esquemas.
Isso explica porque o atendimento naquele conjunto hospitalar é deficitário e humilhante para quem dele se utiliza. Enquanto os médicos recebiam por plantões, trabalhavam em seus consultórios particulares ou outros hospitais e o atendimento era relegado aos estudantes residentes, além  da falta de aparelhagem decorrente das licitações e contratos fraudulentos.
O episódio vem confirmar o que todo mundo sabe, mas não consegue provar. A corrupção habita todo o sistema do funcionalismo público brasileiro, seja ele relacionado a Saúde, a Educação , Obras, etc. e passa pelas estâncias Federal, Estadual e Municipal.
A Esperança é que a expressão da notícia nos meios de comunicação, principalmente a Televisão, façam dos cidadãos brasileiros , indivíduos mais atentos e expertos no sentido de visualizar a roubalheira que impera nos órgãos públicos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O QUE É POSSIVEL FAZER COM 1,3 MILHÕES


Como se sabe o Prefeito de Tapiraí, quer que a Prefeitura compre o terrerno de propriede dele por R$ 1.300.000,00. Este terreno como se sabe é desnecessário, e a  sua aquisição não passa de uma jogada do prefeito para ressarcir os prejuízos decorrentes da falência da serraria dele que estava instalada no respectivo terreno.
Tenho percebido que algumas pessoas continuam indiferentes ao assunto, talvez porque não têm noção da quantidade de dinheiro que isto representa. Em razão disso, fizemos alguns exercícios,  para demonstrar o que é possível fazer com este valor:
- ASFALTAR  TODAS AS RUAS DA CIDADE, INCLUINDO A CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS;
-CONSTRUIR UM CENTRO CULTURAL COM AUDITÓRIO, BIBLIOTECA, TEATRO E MUITO MAIS NA AREA AO LADO DA ESCOLA ENIR QUE JÁ PERTENCE A PREFEITRUA;
-CONSTRUIR CENTROS DE RECREAÇÃO , UM EM CADA BAIRRO, DESTINADO A PRÁTICA DE ESPORTES E EVENTOS;
-REFORMAR TODA A PRAÇA DO CENTRO E CONSTRUIR NOVAS PRAÇAS NO TURVO, QUARESMAL E GÓES;
-CONSTRUIR GALPÕES (COMO OS DE VOTORANTIM) , AO LADO DO GIGANTÃO (JÁ PERTENCENTE A PREFEITURA)PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS, ECONOMIZANDO O CUSTO DE ALUGUEL DE LONAS;
-EMBELEZAMENTO GERAL DA CIDADE,  CONSTRUINDO JARDINS EM PONTOS ESTRATÉGICOS;
-DESENVOLVIMENTO DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES VOLTADOS PARA O TURISMO E ARTESANATO;
-REFORMA DO GALPÃO “CERELO” (JÁ É DA PREFEITURA), INSTALANDO ALI UMA INCUBADORA DE EMPRESAS;
-ETC.ETC,ETC..
Portanto, só não vê quem não quer, o absurdo que representa a atitude do Prefeito, respaldada pela maioria dos atuais vereadores. No meu entender, reelegê-los, significa insanidade mental.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

QUEM PLANEJA É MAIS FELIZ


Durante boa parte de minha vida, vivi sem muito planejamento. A minha vida caminhava conforme o “sopro dos ventos”. Não tinha metas muito bem definidas e conseqüentemente nunca  atingia bons resultados. Porém tive a felicidade de trabalhar em uma indústria no Departamento de Planejamento, Programação  e Controle da Produção (PPCP).  Numa indústria , O PPCP é o departamento que define as metas de resultado da produção , traçando metas, convertendo pedidos em ordens de produção , definindo prazos de entrega e controlando todos estes parâmetros. Desde então aprendi a importância de se planejar tudo na vida. O seu dia, a sua semana, o seu mês, o seu ano, ou a sua vida toda serão muito mais eficientes, eficazes e produtivos se você antes de realizar qualquer ação, tomar o cuidado de planejá-la.
De uma simples e resumida poderíamos definir o processo de planejar a vida nos seguintes tópicos:
1)      DEFINIR METAS CLARAS E ATINGÍVEIS: O que você quer da vida;
2)     LEVANTAR AS NECESSIDADES PARA QUE ESTAS METAS SEJAM ATINGIDAS: recursos, formações,contatos etc.
3)      DEFINIR AS AÇÕES NECESSÁRIAS: detalhar tudo que precisa ser feito;
4)      DEFINIR PRAZOS E RESPONSABILIDADES: quando e quem fará
5)     COLOCR O PLANO EM EXECUÇÃO: agir
6)      CONTROLAR TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE EXECUÇÃO: comparar o planejado com o real
7)     TOMAR ATITUDES PARA CORRIGIR TODOS OS DESVIOS DE PLANEJAMENTO.
Com o correr do tempo você aprenderá cada vez mais a se planejar e obter melhores resultados, sejam eles na vida profissional, financeira, sentimental, afetiva , familiar etc.
Conseqüentemente você será um a pessoa mais realizada e feliz.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O EXTERMÍNIO DOS CHUPINS


O Chupin é uma ave que põe seus ovos no ninho de outros pássaros, principalmente o Tic0-Tico para que seus filhotes ali sejam criados , alimentados, aquecidos e educados. O Tico-Tico sujeita-se pacificamente a este processo. É uma das leis da natureza.
A sociedade humana também vive repleta de “Chupins”. Pessoas que aproveitam-se da humildade, simplicidade e submissão dos outros para sobreviverem a custa dos seus sacrifícios.
Os chupins da Sociedade Humana, são facilmente identificados. Alguns assumem sua posição exploratória através das religiões, outros através dos negócios e a maioria através da política.
Por enquanto vamos falar dos “Chupins da política”. São pessoas que em vez de estudarem ou se estruturarem de forma a obterem uma forma de ganhar dinheiro legítima e honesta, preferem pendurarem-se em uma função pública pela vida toda , tirando dali o seu sustento de uma forma improdutiva e sedentária. Incluem-se aqui alguns  funcionários públicos, prefeitos, vereadores,  etc..
A inocência da grande maioria dos cidadãos impede a percepção disso e eles vão se perpetuando.  Mandatos após mandatos, permanecem por ali usufruindo do bom e do melhor ás custas do dinheiro público, que deveria estar sendo  direcionado para obras e bem estar da população em geral.
Assim sendo, o progresso de um município somente será obtido a custa da exterminação dos “Chupins da Política”, com a substituição destes por pessoas focadas no trabalho e progresso.
Deixe de ser um “Tico-Tico” e entre nessa luta pela exterminação dos chupins.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ESCREVA CERTO E NÃO PASSE VERGONHA

 A Língua que falamos, o Português, é uma das mais complexas das línguas latinas. Assim sendo torna-se difícil falar e escrever  sempre corretamente, porém escrever certo é imprescindível quando se que obter melhores condições na vida. Em qualquer concurso público, vestibular, ou processo de seleção, quase sempre,  é o principal critério para se avaliar os candidatos.
O problema tem se agravado com o advento da internet e das redes sociais , onde já virou “normal” , escrever errado, gerando com isso sérios problemas na formação dos jovens que acabam sendo alfabetizados de uma forma errada. Como se isso não bastasse tenho visto erros grosseiros cometidos no comércio, nos órgãos públicos e pior que tudo, nas próprias escolas.
Porém , se você é daquelas pessoas que querem vender uma boa imagem e obter um bom emprego, procure escrever corretamente sempre. Se tiver dúvida  sobre o significado ou a forma correta de escrever  uma palavra, consulte um dicionário, use os dispositivos eletrônicos contidos nos softwares ou pergunte a alguém.
Um dos erros mais comuns é trocar as palavras. Existem palavras de grafia e pronúncia muito parecidas, porém com significados totalmente diferentes. São os chamados Parônimos. Vão a seguir alguns exemplos:
CONSERTO : Ato de consertar, reparar;
CONCERTO: Apresentação musical.
CAVALEIRO:  Aquele que cavalga;
CAVALHEIRO: Homem cortês e educado.
COMPRIMENTO : extensão;
CUMPRIMENTO: saudação.
DELATAR: denunciar;
DILATAR: alargar.
DESCRIÇÃO: ato de descrever
DISCRIÇÃO: qualidade do que é discreto
EMIGRAR: deixar um país;
IMIGRAR: entrar em
RECRIAR: criar novamente;
RECREAR: divertir.
SOAR: produzir som;
SUAR: transpirar

quarta-feira, 8 de junho de 2011

INDIGNAÇÃO E REVOLTA COM A CARA DE PAU DOS POLÍTICOS DE TAPIRAÍ

Nem parece que estamos no século XXI num mundo civilizado em que os valores humanos passaram a ter prioridade, com ênfase na proteção ao meio ambiente e a pessoa humana. O que vemos na Tapiraí atual é uma verdadeira política da idade média, com os senhores feudais considerando-se , senhores absolutos em seus feudos.
O senhor Prefeito tem a coragem de propor a compra de seu próprio terreno, que é o que restou de seu empreendimento falido , pela Prefeitura, pagando um valor muito acima do que ele mesmo declarou na sua declaração de bens quando candidato e do valor venal, sobre o qual  incide o IPTU. Mesmo que fosse a preço venal  já estaríamos tendo uma situação que foge as regras da ética, visto que o agente público principal envolvido é também o principal interessado no âmbito particular.
Pior que isto, é a concordância da Câmara de Vereadores com a trama, sabe-se lá em troca do que. A verdade é que houve  negociação entre o prefeito e os vereadores a portas fechadas, tentando-se efetuar tudo na calada da noite, sem repercussão na opinião pública. Como a notícia vazou, três dos vereadores acabaram votando contra , embora devam estar balançados diante do impacto nos seus sensíveis órgãos chamados bolsos.
Cabe-nos a tarefa de engolir mais este sapo, ainda tendo de ver e ouvir a gargalhada debochada do senhor Prefeito diante das câmaras da TV Tem. O prefeito insiste em dizer que o negócio é legal, porém ele sabe que esta legalidade só existe porque a Câmara de Vereadores cedeu a sua indecente proposta de negociação.
Infelizmente o único recurso que nos resta é o voto e portanto minha mensagem de todos os dias passará a ser a partir de hoje:
“ALVINO, DEVOLVA-NOS R$ 1.300.000,0 E SUMA DAQUI”
“MARCIO MANZANI, CHICÃO, BRÁZ,TIAGO E HENRI, NUNCA MAIS....”

terça-feira, 7 de junho de 2011

A ALEGRIA DO ZECA DO BAR


José Antonio de Souza, o popular Zeca do Bar era cearense e viveu em Tapiraí por muitos anos.
Era proprietário do Bar , Restaurante e Hotel que atualmente pertence a família Ricciardi (Tutú).
Zeca foi uma das pessoas mais alegres que conheci em toda a minha vida. Estava sempre bem humorado, sorridente e fazendo piadas. Era muito amigo do Bepino (Giusepe Martinelli) com quem vivia aprontando. Costumava visitar todos os outros comércios da cidade, onde sempre tomava umas biritas.
O  ponto dos ônibus que passavam em Tapiraí rumo a Juquiá e Registro era em frente ao bar do Zeca. . Naqueles tempos, as paradas eram muito longas em Tapiraí, porque a viagem era bastante demorada, visto que a estrada ainda era de terra.  Fornecedor do famoso churrasquinho do Zeca, foi  o ponto mais conhecido do antigo Tapiraí.  Sempre que encontro alguém que conheceu Tapirai nos tempos remotos fala do Bar do Zeca, do Zeca e do Churrasco do Zeca.
Para preparar seu churrasco o Zeca cortava pessoalmente a carne no açougue do Bepino. Depois atravessava a avenida com a sua bandeja cheia de bifes, sempre falando e brincando com todos que encontrava pelo caminho. Na hora de tomar banho, costumava pendurar uma toalha no pescoço  e ir de bar em bar tomando uma para esquentar. No carnaval desfilava no salão com uma garrafa na cabeça, que nunca caia graças a cabeça chata de cearense que ele tinha.
Mas a tristeza bateu sobre ele, após perder sua filha caçula Salete, num acidente de trânsito. Desde então perdeu toda aquela alegria, embora tenha continuado sendo o homem bom e amigo de todos. Depois de um tempo adoeceu e viveu seus últimos anos de vida sobre uma cama. Me lembro bem da última vez que o visitei. Tinha ainda os grandes olhos bem abertos e uma vontade enorme de falar, embora a doença dificultasse.
Talvez a figura mais conhecida de Tapiraí, dos anos 60, 70 e 80, Zeca do Bar jamais será esquecido. Fará sempre parte da história da simpatia, alegria e amizade de todos que já viveram por aqui.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PORQUE O CLIMA VARIA AO LONGO DO ANO


Todo mundo sabe que existem quatro estações no ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Todo mundo sabe também, que no inverno os dias são muito  curtos, as noites longas  e faz frio, enquanto no verão os dias são longos, as noites curtas  e faz calor. Vamos então,  tentar entender as razões disso.
Em primeiro lugar é importante saber que a terra tem a forma de um ovo  e é dividida em duas partes: “Hemisfério Sul” e “Hemisfério Norte”. A linha imaginaria que divide o planeta chama-se “Linha do equador”. O Brasil está situado na América do Sul, quase que totalmente abaixo da linha do equador, exceto algumas partes das regiões norte e nordeste. Portanto moramos no Hemisfério Sul. Quando é verão no Hemisfério Norte , é inverno no Hemisfério Sul e assim por diante.
Pois bem, a terra está sempre executando dois movimentos. No primeiro movimento chamado de “Rotação” ela  gira em torno do seu eixo. Para que se complete uma volta é necessário um dia (24 horas) . Se existisse  apenas este movimento cada dia teria 12 horas em claro e 12 horas escuras . Porém a terra executa um outro movimento chamado de “Translação” em que ela executa uma volta ao redor do sol.  Esta volta dura um ano, ou seja 365 dias.
O Clima de cada região varia, conforme a posição da terra em relação ao sol naquela época do ano. Assim sendo quando é verão aqui onde estamos é porque a posição da terra no seu giro anual, nos coloca numa posição com maior incidência dos raios solares. Seis meses depois já estaremos num outro ângulo com menos incidência dos raios solares. Tudo em função da inclinação do eixo da terra em função do movimento de translação.
Todos estes detalhes são maravilhosos e merecem ser conhecidos minuciosamente  pelas pessoas. Eles representam milhares de anos de estudos de vários  cientistas preocupados em obter explicações para os fenômenos que  a natureza nos oferece.  Procure conhecer mais sobre o assunto e  refletir sobre a causa de cada um destes fenômenos. Isto  torna nossa vida muito mais interessante.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

A AVE MARIA DO PADRE GUILHERME

Um pouco antes das seis da tarde o auto- falante da igreja matriz era ligado e depois de alguns chiados tocava a “Ave Maria de Gounod “...Terminada a música, uma pequena pausa e então surgia a voz firme com forte sotaque alemão do velho padre:
“CARÍSSIMOS IRMÃOS....BOA NOITE..
LOGO MAIS AS SETE HORAS TEREMOS O TERÇO
E DOMINGO  AS 9 HORAS A SANTA MISSA EM JAPONÊS E DEPOIS AS 11 HORAS A MISSA EM PORTUGUÊS. “

E então ele cantava sem acompanhamento nenhum de forma afinada e firme:
“A NÓS DESCEI DIVINA LUZ...
A NÓS DESCEI DIVINA LUZ....
E EM NOSSAS ALMAS ASCENDEI...
O AMOR...O AMOR DE JESUS...
O AMOR...O AMOR DE JESUS.”
Entâo desligava-se o auto-falante e a vida continuava.
Assim eram os finais de tarde na pacata Tapiraí dos anos 60 e início da década de 70.
Nunca fui uma pessoa muito religiosa. Tenho uma fé interior que me move e me encoraja a cada dia que nasce na busca eterna de ser feliz. Porém os resquícios de religião que habitam minha mente , tenho certeza que resultam daqueles finais de tarde na companhia de meu pai, minha mãe e de meus irmãos no nosso modesto comércio em frente ao Posto Aoki.
Até hoje , pelo menos uma vez por ano, costumo viajar até a cidade de Aparecida, sede do catolicismo brasileiro . Não sei bem a causa disso, mas sinto lá uma atmosfera de paz e felicidade intensa. Talvez fruto de uma devoção  pela mãe de Jesus Cristo. Porém para mim,  a imagem que permanece não é de Nossa Senhora da Conceição, nem de Nossa Senhora de Fátima, ou Nossa Senhora Aparecida. Minha devoção verdadeira e pela “AVE MARIA DO PADRE GUILHERME DE TAPIRAÍ.”

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PONHA SEGURANÇA NA SUA VIDA


Nesta semana mais uma pessoa muito conhecida em Tapiraí, perdeu a vida num acidente de trânsito. Se contabilizarmos todas as mortes de pessoas do município que sofreram acidentes , concluiremos que é um índice muito alto considerada a  pequena população do município.  Refiro-me não só aos acidentes de trânsito , mas a também aos  acidentes de trabalho, acidentes domésticos , acidentes por armas , acidentes emocionais e outros que vivem acontecendo.
Sou daquelas pessoas que não acreditam em destino previamente traçado. Acho que o destino de cada um é definido por ele mesmo, na medida em que opta por diferentes situações na vida. Assim sendo, como dizia um personagem que interpretei nos meus tempos de teatro “ODESTINO DA GENTE É A GENTE QUE FAZ...”
Portanto devemos optar em colocar regras em nossos  hábitos, que reduzam os riscos de acidentes para  prolongar os dias de permanência nesta vida e vivê-la plenamente e feliz.
As principais causas de ACIDENTES DE TRÂNSITO são:
·         Velocidade excessiva;
·         Dirigir sob efeito de álcool ou drogas;
·         Distância insuficiente em relação ao veículo dianteiro;
·         Desrespeito a sinalização;
·         Ultrapassagens desnecessárias em locais impróprios.
Os ACIDENTES DE TRABALHO ocorrem em razão de duas causas básicas:
·         Ato Inseguro : a pessoa está consciente do que está fazendo, porém contraria as normas de segurança, não usando os equipamentos de proteção  e agindo de forma que a expõe a riscos. Exemplos: subir em telhado sem cinto de segurança, soldar sem usar máscaras etc.
·         Condição Insegura: Quando o ambiente de trabalho oferece perigos e riscos. Exemplos:  serras sem proteção, instalações elétricas improvisadas, equipamentos em mal estado de conservação, etc.
Os ACIDENTES DOMÉSTICOS são mais comuns, envolvendo crianças, e geralmente são:
·         Intoxicação por alimentos estragados ou remédios;
·         Afogamento;
·         Sufocação ou engasgo;
·         Quedas: envolvendo bicicletas, skates , patins, escadas, janelas, varandas, beliches, etc.
·         Queimaduras : em fogões, fornos, ferro elétrico, fósforos, isqueiros etc.
Em quase todo acidente houve imprudência de alguém. Algumas condições são fatores determinantes para esta imprudência:
ü  IMPUNIDADE;
ü  FISCALIZAÇÃO CORRUPTA E SEM CARÁTER EDUCATIVO;
ü  BAIXO NIVEL SOCIAL E CULTURAL;
ü  BAIXA VALORIZAÇÃO DA VIDA;
ü  AUSÊNCIA DE ESPÍRITO COMUNITÁRIO E EXACERBAÇÃO DOS VALORES INDIVIDUAIS;
ü  DEMOSNTRAÇÃO DE PODER E VIRILIDADE ATRAVÉS DE VEÍCULOS.
Portanto, vamos lutar por uma vida mais segura, não só para nós mesmos, como também para nossa família, nossos vizinhos, nossos amigos; enfim de todas as pessoas do planeta. Vamos adquirir o hábito de visualizar condições inseguras e alertar as pessoas envolvidas ,promovendo que a vida seja longa, plena e feliz.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

COMO OS CARROS SE MOVEM



Provavelmente todos as pessoas do planeta terra já andaram em algum veículo motorizado, mas talvez muitas não saibam como os carros conseguem se locomover. Vamos então fazer um breve relato, contribuindo para que se conheça um pouco mais sobre esta maravilhosa invenção humana.
Os primeiros automóveis comercializados surgiram por volta de 1890 na França, e de lá para cá houve muita evolução, porém a invenção científica que é a base da sua fabricação continua sendo a mesma:  o MOTOR DE EXPLOSÃO OU MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA.
No Motor a explosão, que utiliza como combustíveis o etanol ou a gasolina e que equipa quase que toda a frota brasileira o movimento começa pela queima de combustível nas câmaras de combustão. Cada câmara contém um cilindro, duas válvulas (uma de admissão e outra de escape), e uma vela de ignição. O Pistão que se move no interior do cilindro é acoplado a biela que se articula com o virabrequim. O Virabrequim ao girar, faz com que o movimento chegue as rodas através do sistema de transmissão do carro.
O Motor a Explosão geralmente é de quatro tempos. Recebe este nome porque seu ciclo de funcionamento inclui quatro etapas (tempos)  que são:
1º TEMPO- ASPIRAÇÃO
A Válvula de admissão se abre e e uma mistura de combustível e ar é injetada no cilindro, enquanto o pistão é puxado para baixo pelo virabrequim que está girando.
2º TEMPO-COMPRESSÃO
A Válvula de admissão se fecha, a mistura é comprimida com a elevação do pistão e antes que chegue a parte superior a vela se ascende.
3º TEMPO-EXPLOSÃO OU POTÊNCIA
A Mistura de combustível e ar se acende e ocorre uma explosão. Os gases quentes resultantes da explosão expandem e produzem uma força que faz com que o pistão abaixe novamente com força acionando o virabrequim, cujo giro é transmitido as rodas do carro.
4º TEMPO-EXAUSTÃO
A Válvula de escape abre-se e os gases são expulsos quando o pistão se eleva novamente.
Os motores elétricos modernos utilizam sistemas elétricos que regulam com precisão a quantidade e o teor da mistura introduzida nos cilindros. Nos motores antigos isto é feito no carburador. Através do acelerador o motorista comanda a abertura da válvula de admissão, controlando a intensidade da explosão e conseqüentemente  a velocidade do veículo.
Para melhorar o rendimento dos motores, estes normalmente funcionam com vários cilindros. Em um motor de 4 cilindros, quando um dos cilindros está em aspiração, outro está em compressão, um terceiro está em explosão e o quarto em exaustão. Assim os ciclos vão se repetindo e o carro vai andando.
Quando o motor está parado , ele é acionado por um motor elétrico acionado com a energia da bateria denominado MOTOR DE ARRANQUE. Depois das primeiras explosões o motor de arranque desliga e os pistões seguem seus ciclos, conforme a ilustração inserida.