Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

INDIO, O SERESTEIRO DE TAPIRAÍ..


“Yo no te ofrezco riquezas
Te ofrezco mi corazon
Te ofrezco mi corazon
A cambio de mi pobreza.

Malaguena salerosa
Besar tus labios quisiera
Besar tus labios quisiera.
Malaguena salerosa
Y decirte niña hermosa.”

Esse é o trecho que eu mais gosto de uma canção espanhola muito conhecida no mundo todo. Talvez uma das mais executadas em todos os tempos. Os mais jovens desconhecem mas os mais velhos hão de lembrar dos anos 70 e 80, em que um homem simples e triste a interpretava pelos bares e ruas de Tapiraí. Não havia quem não gostasse. Conta-se que até o empresário Antonio Ermírio de Moraes em uma de suas visitas a Usina do Alecrim na CBA, se curvou diante da magnífica interpretação que ele dava a música. Seu nome completo, eu não sei e poucos devem saber. Talvez se investigáramos os livros do cartório o descobriremos, mas que importância isto tem? Se tinha parentes por aqui não sei. Mas jamais me esquecerei do grande ÌNDIO. Era assim que era conhecido e gostava de ser chamado. De feições silvícolas, cabelos longos e olhos tristes, ele se recostava nos bancos dos bares de Tapiraí e do Turvo e dedilhando seu sofrido violão , cantava canções que quase sempre falavam de um amor não correspondido. Por várias vezes solicitei que ele cantasse esta canção e sempre me emocionava com a sua interpretação. O pagamento era uma pinga ou um sanduiche de mortadela que eu pagava para ele no bar. Hoje penso que poderia ter feito muito mais por ele...
Morreu pobre e sozinho por aqui mesmo, porém alguém se lembrou de colocar sobre seu túmulo uma placa com dizeres e a figura do seu violão.
Receba pois amigo ÍNDIO esta homenagem vinda do fundo de minha alma. Você me ensinou a gostar dos humildes e desprezados e mostrar-me o quanto esta gente tem valor

terça-feira, 29 de março de 2011

TAPIRAÍ PRECISA PEGAR CARONA NO PROGRESSO DE SOROCABA

Tramita na Assembléia Legislativa de São Paulo, proposta do deputado Hamilton Pereira (do PT e que foi meu colega de trabalho na Siderúrgica Aparecida), para a criação da Região metropolitana de Sorocaba (RMS). Esta região metropolitana incluirá além de Sorocaba os municípios de Salto,Itú, Porto Feliz, Iperó, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Pilar do Sul, Piedade, Ibiuna e Tapiraí.


O objetivo deste projeto é facilitar a atração de investimentos públicos para a região, visto que uma coisa é um prefeito sozinho reivindicando uma verba junto ao Governo Estadual ou Federal e outra é um pedido feito por todos estes prefeitos em conjunto.
Meio Ambiente, Educação, Transportes e Saúde são algumas das áreas que podem ser beneficiadas . Por exemplo pode-se implantar uma tarifa metropolitana para o transporte coletivo entre as 17 cidades, barateando o custo das passagens e beneficiando mais de meio milhão de pessoas.
Por outro lado, notícia publicada no Jornal Cruzeiro do Sul de ontem, dá conta de que o prefeito de Sorocaba Vitor Lippi (PSDB) pretende sugestionar  a instalação de novas indústrias para outras cidades da região, porque o Parque Industrial de Sorocaba estará totalmente saturado com as novas empresas que estão se instalando por lá.
Tapiraí precisa pois participar destas idéias e projetos, pegando carona no desenvolvimento de Sorocaba e de toda a região, uma vez que sozinhos não sairemos do ostracismo em que nos encontramos. A prefeitura de Tapiraí precisa ter em seus quadros pessoal capacitado para representá-la nestes projetos, senão pode perder esta grande oportunidade de integrar-se regionalmente e embarcar neste trem rumo ao progresso.

segunda-feira, 28 de março de 2011

TURISMO EXIGE CAPACITAÇÃO-EXEMPLOS DE BARRA BONITA E PIRACICABA




Neste fim de semana tive a felicidade de visitar as cidades de Barra Bonita e Piracicaba (onde já morei por quase cinco anos), ambas situadas na região central do estado de São Paulo e ambas com um maravilhoso rio cortando a cidade. Em Barra Bonita, passa o Rio Tiete, totalmente limpo e isento de poluição, pois essa se dispersa ao longo do seu trajeto.Em Piracicaba , passa o Rio Piracicaba que empresta o nome a cidade. Estas duas cidades souberam aproveitar as belezas naturais oferecidas e as converteram em fontes de renda com exploração do turismo.O que pude ver foi um povo simpático e acolhedor, um comércio bem estruturado e amplo, artesanatos interessantes e ruas muito limpas e organizadas.Apesar de a economia destas cidades terem uma sobre pujança significante da indústria, pois ali estão situadas as maiores usinas de açucar e etanol do país, os prefeitos locais souberam unir recursos naturais , obras de  engenharia e a história num roteiro maravilhoso para se visitar. Fica pois a sugestão ao prefeito, aos vereadores e as pessoas que administram o turismo em Tapiraí para que visitem estas duas cidades. Além de usufruírem de um ótimo passeio aprenderão muito sobre como deve ser uma cidade turística.

quinta-feira, 24 de março de 2011

SUBSTITUINDO O INDIVIDUALISMO PELO COLETIVISMO

A Sociedade brasileira é por tradição individualista, principalmente pela influência vinda da  cultura dos Estados Unidos, onde o sistema fortaleceu o individuo.
O individualismo torna as pessoas competitivas, porque prega que o homem tudo pode com vontade , talento e capacidade de ação individual. Como vivemos numa cultura que nos ensina valores individualistas, nos tornamos sem perceber pessoas individualistas, egocêntricos por natureza. Acreditamos que podemos viver sós, porém, é impossível ao ser humano viver isolado de outro ser humano. Precisamos uns dos outros para sobreviver. Não só de outros seres humanos, mas também dos animais, das arvores, da água, da terra, do ar, dos micróbios. O ser humano precisa da natureza toda e a natureza precisa do ser humano.
A vida fica mais fácil, quando se tem alguém para compartilhar as tristeza e alegrias, as derrotas e vitórias.
A ética coletivista prega que os direitos e as responsabilidades dos indivíduos devem ser definidos pelo coletivo e para o coletivo atendendo ao bem comum.
Estou abordando este assunto porque sinto que o individualismo excessivo vem atrapalhando o desenvolvimento de Tapiraí . Nas duas ultimas sessões da câmara de vereadores, por exemplo, perdeu-se um tempo significativo em que um vereador expôs a sua briga com o chefe na empresa de ônibus em que trabalha, como se o problema dele fosse super importante e devesse ser discutido no centro legislativo da cidade. A Câmara de vereadores, na verdade existe para fiscalizar o poder executivo e discutir questões ligadas a vida da coletividade, ou seja questões que envolvem todas, ou grande parte das pessoas do município.
Enfim, percebe-se em todos os cantos, pessoas lutando pelos seus interesses pessoais, comerciantes querendo lucros, políticos querendo se eleger ou reeleger , pessoas querendo empregos, enfim cada um pensando na sua vida. Falta pois o conceito de coletividade, facilmente visível na colônia japonesa onde há um espírito de solidariedade e apoio entre a s pessoas. A formação de associações de moradores, me parece ser um bom caminho para começarmos a renunciar ao nosso interesse em prol do interesse de todos. Vamos ver os nossos vizinhos como pessoas que podem nos ajudar, em vez de vê-lo como oponentes de uma batalha pela sobrevivência.